11:05Apagão geral

Do blog do jornalista Josias de Souza, na Folha.com

País tem sexto apagão em menos de 4 meses

Se o Ministério de Minas e Energia tivesse uma secretária eletrônica, a máquina soaria assim: “Alô, o sistema elétrico brasileiro não está. Quando ouvir o recado, deixe o sinal.” Todos os sinais indicam que algo de muito problemático sucede nesse setor. O penúltimo vestígio veio à luz –ou ao breu— no final de semana.
O país foi submetido no sábado (15) a um novo apagão. Foi o sexto blecaute desde setembro, mês em que Dilma Rousseff anunciou a intenção de reduzir o preço da conta de luz no início de 2013. Uma falha na hidrelétrica goiana de Itumbiara, de Furnas, derrubou 8.800 megawatts –50% disso no Sudeste.
Tudo isso ocorre num instante em que o corre Congresso vota a medida provisória 579. Trata-se da MP editada por Dilma para submeter as concessionárias de energia às novas regras que supostamente levarão à poda no preço das contas de luz.
A reiteração dos apagões indica que faltam investimentos na manutenção da rede. E os críticos da MP da luz receiam que as mudanças propostas por Dilma sem muito debate terminem por inibir os investidores. Esse e um tipo de briga em que a clientela normalmente entra com a cara.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.