18:20Curitiba ganha mais dois parques

Da assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba:

O prefeito assinou decretos hoje criando mais dois parques em Curitiba, o Guairacá, no bairroFazendinha, e o Ananaí, na CIC. Com os dois, Curitiba passa a ter 24 milhões de metros quadrados de área verde, somando parques, bosques, praças e reservas particulares espalhados pela cidade.

Os novos parques têm grande importância ecológica e social. As áreas que estão sendo transformadas em parques amenizam o impacto das chuvas e reurbanizam a região. Os novos espaços de lazer e preservação ambiental ocupam uma faixa de 210 mil metros quadrados, numa extensão de quase três quilômetros, às margens do Rio Barigui.

Os parques são parte de um projeto grandioso, o Viva Barigui, que prevê um único parque de 45 quilômetros de extensão formando um corredor de biodiversidade e de infra-estrutura às margens do rio Barigui. Com eles, Curitiba passa a ter 23 parques. Além dos dois novos parques lineares, há outros dois em obras, o da Imigração Japonesa e o da Vista Alegre das Mercês, que será o 25º parque da cidade.

O custo dos dois novos parques é estimado em R$ 19,7 milhões, numa parceria da Prefeitura de Curitiba com a Agência Francesa de Desenvolvimento. As áreas para implantação dos parques foram incorporadas ao patrimônio municipal por meio de instrumentos legais como pagamento de dívidas com o município, potencial construtivo, desapropriação e relocação de famílias em áreas de invasão.

No Guairacá, no Fazendinha, o novo trecho do parque Linear do Barigui terá cerca de 120 mil metros quadrados, numa extensão que acompanha as margens do rio desde a rua Dionira Klemtz até o parque Cambuí. Nesse trecho, uma grande área de lazer será conectada ao Bosque da Fazendinha.

Ao longo do parque está sendo implantado um lago, feitas obras de drenagem, terraplanagem, paisagismo, recuperação da área de preservação permanente existente, instalações elétricas e hidráulicas e construção de ponte, passarelas e área de lazer. Entre os equipamentos estão pista de caminhada compartilhada com bicicletas, quadras esportivas, playground, iluminação, além da recomposição da mata ciliar com vegetação nativa.

O parque Ananaí, com área total de intervenção de aproximadamente 110 mil metros quadrados, sendo 87 mil de parque, está sendo implantado na CIC, na Rua Bernardo Meyer, desde a Rua Senador Accioly Filho até a Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que abrange ainda trecho do parque Mané Garrincha e da Rua Ursulina Visinoni.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Curitiba ganha mais dois parques

  1. Didi Mocó

    e os terrenos grilados da Prefeitura que alguns servidores públicos estaduais construíram chácarsa maravilhosas e estão com a posse precária a mais de 10 anos, quando vão se transformar em Parques?????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.