17:39Governo Dilma ‘politiza’ tudo, afirma Richa

Da Folha de São Paulo, em entrevista a Estelita Hass Carazzai:

Líder emergente no PSDB e amigo do senador Aécio Neves (PSDB-MG), o governador do Paraná, Beto Richa, diz que o governo federal está “politizando qualquer assunto” desde o fim da campanha eleitoral deste ano. Em entrevista à Folha, Richa saiu em defesa dos Estados que não aderiram à renovação dos contratos de concessão do setor elétrico, proposta pelo Planalto. Chamou Aécio de “pré-candidato”, disse que torce pela união entre o tucano e o governador Eduardo Campos (PSB-PE) e defendeu um novo pacto federativo, além da distribuição dos royalties do pré-sal -numa prévia do discurso tucano em 2014.

Folha – FHC e Sérgio Guerra lançaram o senador Aécio Neves à Presidência. O PSDB acerta em antecipar a escolha?

Beto Richa – Sim. Há um grande espaço que deve ser ocupado por um candidato de oposição. Aécio se encaixa bem nesse perfil.

É possível uma aproximação com Eduardo Campos?

É viável. Se houvesse a união das oposições em torno dele e do Aécio, seria uma candidatura forte. Sei que eles têm se falado. Torço por isso. O importante é que haja um namoro, e depois discutir quem será o cabeça de chapa.

Aécio foi incisivo contra o governo federal nesta semana. Ele está certo?

Está. Inclusive [a mudança no setor elétrico] é um bom assunto para ele se pronunciar. É uma barbaridade do governo federal. Como também discordo do veto à distribuição dos royalties do pré-sal. Temos assistido o governo federal enfraquecer sistematicamente Estados e municípios, tirando receitas. Parece que querem Estados e municípios cada vez mais dependentes, de pires na mão.

A mudança da tarifa de energia gerou reação dura do governo federal e dos Estados governados pelo PSDB; 2014 já começou?

Era esperado que, após as eleições municipais, já se iniciasse a campanha de 2014. Agora, qualquer assunto eles [governo federal] estão politizando. Disseram que os Estados foram insensíveis ao não aderirem à medida do setor elétrico. É o contrário. Estão tirando recursos da segurança, educação, saúde e desorganizando o setor elétrico.

O sr. falou de royalties. O Paraná irá ao Congresso pedir o veto do veto?

Vamos nos somar aos outros Estados. Acho injusto o veto, porque o petróleo é uma riqueza nacional

Compartilhe

2 ideias sobre “Governo Dilma ‘politiza’ tudo, afirma Richa

  1. Abyssal

    Quando li “líder emergente” já percebi que tinha ligado para o número errado. “Líder” do que, se a situação dele na executiva está mais suja do que pau de galinheiro? E “emergente” de que jeito, se o partido no estado que governa afundou?

  2. Zangado

    “…importante é que haja um namoro…” – huuuummmm – isso não é politização.

    Tudo bem, agora mostre os” xoques de jestão” desses dois últimos anos – isso também não é pollitização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.