17:41Justiça condena 35 denunciados na “Operação Brasiguai”

Da Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República no Estado do Paraná:

Denunciados pelo MPF/Paraná  na Operação “Brasiguai” são condenados pela Justiça Federal
Organização criminosa sediada em Foz do Iguaçu distribuía droga trazida do Paraguai para diversos Estados brasileiros

A Justiça Federal em Curitiba condenou, no último dia 29 de novembro, 35 pessoas pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico internacional de drogas, financiamento ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Os condenados faziam parte de uma organização criminosa com base na região de Foz do Iguaçu, que foi alvo da “Operação Brasiguai”, deflagrada em janeiro de 2012 pelo Ministério Publico Federal no Paraná e pela Polícia Federal.  As penas estipuladas pela Justiça variam de 3 a 36 anos de reclusão. As investigações sobre o caso foram iniciadas em Foz do Iguaçu, em março de 2011, para apuração de tráfico internacional de drogas. No entanto, no decorrer das investigações, verificou-se que, além de diversos crimes de tráfico, a organização criminosa também se dedicava à lavagem de dinheiro.  Após a deflagração da operação, quando foram cumpridos 26 mandados de prisão preventiva e 31 mandados de busca e apreensão, o MPF em Curitiba denunciou 46 pessoas no mês de março, sendo que, desses, 10 não foram processados por estarem foragidos. Durante os  oito meses de tramitação da ação penal, foram ouvidas 46 testemunhas de acusação, 68 testemunhas de defesa e os 36 réus, dos quais apenas um foi absolvido. No decorrer do processo, também foram requeridos pelo MPF o sequestro de diversos veículos, o bloqueio de contas e a alienação antecipada de 31 veículos, muitos deles de luxo, usados pela organização.
Além das penas de prisão, a Justiça Federal também decretou o perdimento, em favor da União, dos veículos e demais bens apreendidos. O valor dos carros ultrapassa R$ 1,2 milhão e há mais de R$ 175 mil em moeda e em valores bloqueados em contas vinculadas aos autos do processo.
Ação Penal nº. 5011699-80.2012.404.7000/PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>