16:04Dave Brubeck, adeus

Do G1

Ícone do jazz, pianista Dave Brubeck morre aos 91 anos

Músico norte-americano comemoraria aniversário nesta quinta-feira (6). Ele era reconhecido pelas canções ‘Take five’ e ‘Blue rondo a la turk’.

Dave Brubeck, pianista de jazz norte-americano, morreu aos 91 anos na manhã desta quarta-feira (5), segundo informações da agência Associated Press.

Ele morreu de insuficiência cardíaca quando estava indo visitar seu cardiologista na companhia de seu filho Darius, de acordo com Russell Gloyd, empresário do pianista. Brubeck faria 92 anos nesta quinta-feira (6).

A carreira de Dave Brubeck começou em 1951, quando ele formou o The Dave Brubeck Quartet. O pianista foi o primeiro músico de jazz moderno a ser retratado na capa da revista “Time”, em 8 de novembro de 1954.

Entre seus trabalhos mais importantes está “Time out”, de 1954, o primeiro disco de jazz a vender um milhão de cópias. O álbum conta com “Blue Rondo a la Turk” (ouça) e “Take five” (ouça), duas das músicas responsáveis pela fama de Dave Brubeck.

Nascido na cidade de Concord, na Califórnia, em 6 de dezembro de 1920, Dave Brubeck tinha planos de se tornar fazendeiro como seu pai. Ele frequentou a faculdade do Pacífico (atualmente Universidade do Pacífico) em 1939 com a intenção de se formar em medicina veterinária. Com um ano de estudos, porém, ele começou a se voltar para o universo musical. Se formou em 1942 e foi convocado pelo Exército, onde serviu principalmente como músico.

Após servir na Segunda Guerra Mundial, Brubeck formou um octeto que incluía Paul Desmond no sax alto, Van Dave Kreidt no sax tenor, Cal Tjader na bateria e Bill Smith no clarinete. O inovador álbum “Dave Brubeck Octet” foi gravado e lançado em 1946. Mais tarde, o grupo evoluiu para um quarteto que se apresentou em faculdades e universidades.

O primeiro trabalho do quarteto foi “Jazz at Oberlin”, gravado ao vivo na faculdade Oberlin em 1953. Nos anos posteriores Brubeck compôs para óperas e balés, sem nunca deixar de lado sua carreira como pianista.

Com a mulher Iola teve cinco filhos e uma filha. Quatro deles — o trombonista e baixista Chris, o baterista Dan, o tecladista Darius e o violoncelista Mateus — tocaram com Orquestra Sinfônica de Londres em dezembro de 2000, em evento que prestou homenagem a Dave Brubeck.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.