17:14Richa cobra rigor e punição em caso de excessos policiais

Da Agência Estadual de Notícias:

O governador Beto Richa determinou que a Secretaria da Segurança Pública e os comandos da Polícia Militar e Polícia Civil façam uma apuração rigorosa de todos os casos de excessos cometidos por policiais. “Quando comprovado que houve abuso, a punição deve ser exemplar”, afirmou.

Richa disse que o governo estadual está oferecendo o suporte necessário para que as forças policiais garantam segurança à população. “Não admito excessos. Os nossos policiais recebem treinamento adequado e devem tratar os cidadãos com respeito”, alertou o governador.

Beto Richa exigiu agilidade na investigação de uma denúncia de abordagem violenta no último final de semana, em Curitiba, envolvendo PMs, moradores do Bairro Alto e uma advogada. “A grande maioria dos policiais tem conduta correta, mas pela natureza do serviço policial, que é proteger as pessoas, não se admite exceções”.

Segundo Richa, hoje as corregedorias das policias Militar e Civil tem plenas condições de investigar denúncias e aplicar as punições cabíveis. “Criamos a corregedoria da PM e fortalecemos o setor na Polícia Civil. É preciso que se dê respostas ao Estado e aos paranaenses”, declarou.

Richa lembrou ainda que o governo fez um grande esforço para melhorar a remuneração das forças de segurança, com a implantação do subsídio, que garante ao Paraná o segundo melhor salário para policiais militares no Brasil. “Também estamos investindo fortemente em equipamentos, sistemas de inteligência, viaturas e infraestrutura”, disse.

O governador destacou ainda a contratação de 3.120 novos policiais para recompor os efetivos policiais e a autorização para um concurso público para outras 6.000 vagas. Ele ressaltou a implantação de Unidades Paraná Seguro em Curitiba e no Interior do Estado, além da criação de novos batalhões, como o de Fronteira. “Ainda temos muitos investimentos programados, mas aquilo que está ao alcance do governo, está sendo feito”.

Compartilhe

3 ideias sobre “Richa cobra rigor e punição em caso de excessos policiais

  1. Antônio Nunes

    Beto, em providências genéricas ninguém acredita. Diga assim: “determinei ao Secretário de Segurança e ao Comandante da PM a apuração rigorosa dos fatos em 30 dias”. Tudo o mais é pra dizer o nada. Ou determina ou faz um discurso solidário e vazio.

  2. CHC

    Infelizmente há uma cultura de agressividade e excessos que somente será revertida com muitos cursos e formação sólida para a corporação, principalmente dos novos milicianos.

  3. Angela

    Se o Paraná fosse um estado sério, o comando da PM já tinha caído.
    Vai ser mais um caso em que tudo vai ser empurrado prá debaixo do tapete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.