17:09O recado de Brasília sobre a ParanáPrevidência

Sobre a quizumba da ParanáPrevidência, sabe-se que no dia 23 de outubro passado o secretário de Políticas de Previdência Social do Ministério da Previdência Social, Leonardo José Rolim Guimarães, enviou ao governador Beto Richa notificações de irregularidade atuarial relativas ao Regime Próprio de Previdência Social do Paraná. A parte que interessa do ofício que acompanha as notificações:

“Destaco que o principal problema é a ausência de cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos de servidores aposentados e sobre as pensões, descumprindo o Art. 40 da Constituição Federal. Em função disso, apesar de ter uma das mais bem estruturadas e capitalizadas unidades gestores de RPPS no Brasil, o Estado do Paraná tem Certificado de Regularidade Previdenciária judicial, de caráter liminar, o que pode acarretar prejuízos à imagem do Estado, bem como caso a decisão de mérito seja favorável à União, implicará na suspensão de transferências voluntárias, empréstimos junto a bancos públicos e financiamentos internacionais”.

Compartilhe

5 ideias sobre “O recado de Brasília sobre a ParanáPrevidência

  1. Zangado

    Ah, está entendido porque tomaram providências sacrificando mais um pouco os servidores e aposentados … para salvarem a pele e o caixa …

    Responsabilização dos governantes e gestores públicos que causaram o tal “rombo” com risco ao patrimônio de uma vida de aposentados e pensionistas nenhuma ação …

    É essa impunidade de governantes e gestores públicos se cobrindo mutuamente que faz do Estado essa calaminada administrativa que se perpetua …

  2. CURITIBANO ROXO

    O artigo 40 da CF também diz que o ” ente público/ Estado do Paraná” deve contribuir assim como os servidores ativos, inativos e pensionistas.
    Então a grande questão é saber se o Estado do Paraná cumpriu com sua obrigação !?!?
    Cadê os órgãos competentes que deveriam ter acionado os gestores públicos que foram responsáveis por esta situação?

  3. Norma

    Se tem liminar em vigencia que faculta que nao se cobre de inativos o que já é principio de reconhecimento do direito que se aguarde o julgamento do mérito.

  4. Palhares

    TCE/MPPR/JUDICIÁRIO/ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA….RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSR…..MPF NELES; TCU NELES; PF NELES …E O ‘ESCAMBAU’!!!!!!!

  5. antonio carlos

    Vôvos, vovós, titios e titias preparem os bolsos, aí vem facada, e forte. Vai sobrar para muito netinho e netinha, principalmente para aqueles e aquelas que insistem em passar em vestibular de faculdade particular. ACarlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.