9:06Nelson Prudêncio, adeus

Da Veja.com

Morre o medalhista olímpico Nelson Prudêncio

Vítima de um câncer de pulmão descoberto há apenas um mês, o ex-atleta do salto triplo estava internado desde terça-feira na Casa de Saúde de São Carlos

Duas vezes medalhista olímpico, o ex-atleta do salto triplo Nelson Prudêncio, de 68 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira, informou o Bom Dia Brasil. Vítima de um câncer de pulmão descoberto há um mês, ele estava internado desde terça-feira na Casa de Saúde de São Carlos, onde permanecia em estado de coma irreversível.

Prudêncio exercia, ainda, a função de vice-presidente na Confederação Brasileira de Atletismo. Além disso, com doutorado em educação física pela Unicamp (Universidade de Campinas), ele também era professor na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Familiares chegaram a cogitar transferir Prudêncio para um hospital de São Paulo assim que ele piorou, mas seu estado de saúde não permitiu que isso fosse feito.

Disputa histórica – Prudêncio fez história ao conquistar duas medalhas olímpicas, uma de prata nos Jogos da Cidade do México/1968 e uma de bronze em Munique/1972. No México, ele protagonizou uma das mais disputadas finais do salto triplo com o soviético Viktor Saneyev e o italiano Giuseppe Gentile, quando chegaram a quebrar o recorde mundial nove vezes durante a prova.

Nascido em Lins, no interior paulista, no ano de 1944, Prudêncio dizia querer ver novamente o Brasil no pódio do salto triplo, o que não ocorre há mais de 30 anos. Ele chegou a desenvolver um estudo acadêmico na Universidade de São Carlos, no qual apontava a importância da ciência para ajudar os atletas que disputam essa modalidade no país.

Homenagens – Durante sua vida, o ex-atleta recebeu diversas homenagens por suas conquistas e por seu trabalho em favor do atletismo brasileiro. Em São Carlos, Araras e Sorocaba, por exemplo, foi criado o “Cross Campus Nelson Prudêncio”, uma corrida anual que tem como objetivo incentivar a prática da atividade física no espaço dos campi da UFSCar e integrar as comunidades interna e externa à instituição.

(Com Estadão Conteúdo e GazetaPress)

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.