9:25O contra-ataque de Zé Dirceu

Do blog do Josias de Souza

José Dirceu abalou-se até Brasília. Sem alarde, desembarcou na Capital há dois dias. Reuniu-se com líderes estudantis e almoçou com 15 deputados federais do PT. Organiza sua infantaria para reagir à condenação que lhe foi imposta pelo STF: dez anos e dez meses de cadeia pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa.

A repórter Maria Lima recuperou os passos de Dirceu. Conta que o almoço com os petistas foi servido na casa do líder Jilmar Tatto, futuro secretário de Transportes do prefeito eleito Fernando Haddad. Deu-se nesta quarta (21). O condenado pediu mobilização –dentro e fora do PT.

Na noite da véspera, Dirceu reunira-se com os presidentes da UNE, Daniel Iliescu; da União da Juventude Socialista, André Tokarski; e da Juventude do PT, Jefferson Lins. A tróica comprometeu-se a organizar a rapaziada para atos públicos pró-Dirceu. Coisa para dezembro.

Um dos presentes ao repasto da casa de Tatto, o deputado Zeca Dirceu, filho do condenado, disse: “ Os inimigos do meu pai querem tirá-lo da política. Mas a saúde dele vai ajudar que ele atravesse isso. Minha avó tem 92 anos e está lúcida. Ele só tem 66, tem muito tempo pela frente.”

Inadvertidamente, Zeca utilizou uma expressão parecida com a que era usada por Fernando Collor na fase pós-impeachment. Apeado da Presidência nas pegadas de uma CPI que teve em Dirceu um de seus protagonistas, Collor dizia: “O tempo é senhor da razão.” E Zeca: “O tempo é o senhor da verdade. A História já foi recontada várias vezes e mais uma vez será recontada por meu pai.”

Abordados na saída, alguns dos participantes do almoço soaram como se não digerissem muito bem a ideia de ver a proximidade com Dirceu exposta no noticiário. Líder de Dilma Rousseff na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) disse que fora à casa de Tatto, não ao almoço com o réu.

“Tenho que voltar correndo para a Câmara. Converse com outros deputados. Eu não acompanhei todo o evento”, desconversou Chinaglia, apressando o passo em direção ao carro. “Eu não vim para almoço de Zé Dirceu. Vim matar a fome. Mas o PT apoia todos os seus militantes”, ecoou o deputado Luiz Alberto (PT-BA).

A caminho do automóvel, a companheira Benedita da Silva (PT-RJ), passos largos, também não quis muita conversa. “Vocês acham que Zé Dirceu está abandonado? Meu Deus do céu! Não está, não!” Tem vergonha de participar do almoço? “Vergonha do Zé Dirceu? Que é isso? Jamais!”

Benedita disse, de resto, que Dirceu não lhe pareceu preocupado com a pena que acaba de receber. “De jeito nenhum, Dirceu é cabeça feita.” O anfitrião Tatto e alguns dos comensais –entre eles o próprio Dirceu e Ricardo Berzoini (PT-SP)—preferiram sair pela garagem.

*Publicado na Folha.com

Compartilhe

3 ideias sobre “O contra-ataque de Zé Dirceu

  1. Ivan Schmidt

    A história (estória) desse imbroglio o Zé Dirceu já contou e recontou inúmeras vezes, embora a maioria dos brasileiros não tenha acreditado em uma só palavra do ex-Robin Hood de Birigui…
    Agora, cá pra nós, o indigitado recontar a História (com H maiúsculo) como acredita Zeca Dirceu, o filho, é uma pretensão do tamanho do Everest…

  2. Êita!

    Tá na hora do Fernandinho Beira Mar e outros dessa laia se reunirem com seus comparsas e pedir mobilização de todos em protesto por suas condenações. Onde já se viu condenar alguém que tanto fez e faz pelos país vendendo essa mercadoria que os políticos, seus filhos e outros quetais tanto gostam???? Porquê só Dirceu, ó Marília?

  3. jose

    “O PT é o partido dos trabalhadores que não trabalham, dos estudantes que não estudam e dos intelectuais que não pensam.”

    Roberto Campos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.