7:27Os jovens na internet

Do blog do JJ

A Mcfee, empresa que atua no segmento de tecnologia, divulgou a pesquisa “Jovens na Internet: muito além da visão dos pais”. O estudo avalia hábitos e atitudes desta faixa etária e mostra que eles sabem como esconder dos pais seu comportamento na internet. Segundo José Matias Neto, diretor de suporte técnico da Mcfee para a América Latina, o objetivo da análise é mostrar os riscos da internet, principalmente aos jovens, e como seus pais podem participar de suas atividades. “A ideia é mostrar que o uso da tecnologia é essencial para proteger, monitorar, transmitir conhecimento e auxiliar os pais no diálogo e no acompanhamento dos jovens”.

A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online, enviado para cerca de 400 jovens, de 13 a 17 anos, e aproximadamente 400 pais de adolescentes da mesma faixa etária. Os entrevistados, das classes A, B e C, residiam em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador. Segundo a análise, os jovens revelaram, entre outros pontos, que seus pais continuam distanciados de suas atividades na web. Destes, 47% não fala aos pais o que fazem na internet e 57% concorda que os pais sabem apenas de uma parte de suas atividades, mas não tudo.

A pesquisa mostrou ainda que metade dos adolescentes acredita que os pais não aprovariam seu comportamento, caso descobrissem tudo o que é feito. Outro dado do estudo é que 45% dos jovens mudaria o comportamento se soubessem que estão sendo monitorados. O grau de interesse dos responsáveis em conferir a vida dos filhos na internet também foi questionado. 65% das mães, por exemplo, afirma estar nas redes sociais para acompanhar as atividades de seus filhos. Mas o estudo apontou também que 33% não tem tempo e nem disposição para acompanhar tudo que os filhos fazem na internet.

A frequência que o jovem fica na internet também foi verificada. 87% desse grupo acessa a web em pelo menos seis dias da semana, sendo que 71% se conecta da própria residência e 33% afirma navegar em um período de quatro a seis horas por dia. Mais um dado apontado pela análise é que 28% das meninas já passou de um bate-papo aberto para uma conversa particular com alguém que conheceu na internet, enquanto 45% dos meninos afirma conversar com desconhecidos.

Por fim, a pesquisa detectou que, apesar do perigo que eles reconhecem existir, apenas 24% dos pais afirmou ter instalado software de monitoramento nos computadores em suas casas, enquanto 75% deles diz que conversa com os filhos sobre como devem se manter seguros na rede.

*www.blogdojj.com.br

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.