7:05Ney Braga e John F. Kennedy

John Kennedy e Ney Braga na Casa Branca

por Jair Elias dos Santos Junior*

Em pesquisa realizada na Biblioteca Presidencial Kennedy encontrei alguns documentos produzidos depois do contato pessoal entre Ney Braga e Johnn Kennedy. Um deles é um telegrama enviado pelo então governador do Paraná ao presidente dos Estados Unidos. Outro é a cópia da resposta de Kennedy a Braga. Ney Braga teve em 24 de maio de 1963 uma audiência com Kennedy na Casa Branca. Braga foi, até hoje, o único governante do Paraná a ser recebido na Casa Branca. A audiência prevista para durar 15 minutos durou 45 – e neste encontro Kennedy garantiu os recursos para a construção da Rodovia do Café, através do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Em 1963, um grande incêndio assolou diversos municípios paranaenses, que receberam contribuições da Aliança do Progresso, presidida pelo presidente norte-americano. Seis meses depois da audiência na Casa Branca, Kennedy seria morto em Dallas, Texas.

*Historiador

Tradução da Carta de Kennedy a Ney Braga:

Caro Governador Braga:

Foi um grande prazer que recebi seu telegrama agradecendo os Estados Unidos pela assistência que nós fomos capazes de fornecer ao Estado do Paraná durante os incêndios florestais recentes.

Concordo plenamente com você a importância e a permanência da amizade tradicional sentimentos que caracterizaram as relações entre os nossos dois países, e eu compartilhamos a sua confiança na capacidade daspessoas corajosas e entusiastas de seu Estado para superar as muitas dificuldades impostas pela a recente catástrofe.

Estou confiante de que o Paraná vai atingir seu objetivo de desenvolvimento econômico dentro da Aliança para o Progresso, cujo ideais nossos dois grandes países têm em comum.

Com relação pessoal calorosa,

Atenciosamente,

Compartilhe

5 ideias sobre “Ney Braga e John F. Kennedy

  1. Pingback: O único governador paranaense recebido na Casa Branca | ABCuritiba

  2. parana neto

    PARABÉNS …ISTO SIM É HISTÓRIA E JORNALISMO….
    NEY BRAGA FOI UM ESTADISTA…JFK IDEM….O QUE OS DOIS TINHAM UM COMUM….????….FATURAVAM AS MULHERS DOS AMIGOS….???!!!!
    O QUE “COMERAM” FOI BRINCADEIRA…..

    PN….

  3. zebeto

    todos os méritos para o jair elias dos santos junior. o blog só abriu espaço para o trabalho dele. abraço. saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.