10:26Morte e vida cardozina

Do analista do Planalto Central:

Dada a passar pitos nos ministros (e nos continentes, como se viu durante a constrangedora passagem pela Europa), Dilma Rousseff bem que poderia impor silêncio obsequioso ao seu ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Depois de ter afirmado que preferia morrer a encarrar uma temporada em uma prisão brasileira, Cardozo só se complica. Tenta agora desmentir que tenha dito e o que disse motivado pelo fato de estar condoído pelo destino dos companheiros mensaleiros, prestes a passar uma temporada no xilindró. Seus argumentos vão do indigente ao ridículo. “As pessoas estão com problema epidérmico em relação ao mensalão e, qualquer coisa que se fale, acham que tem relação com isso”, diz o ministro.

Longe de ser uma questão dermatológica, como sugere Cardozo, as pessoas tem bons motivos para associar a recente crise existencial do ministro com relação ao sistema carcerário brasileiro ao destino dos mensaleiros. Primeiro, e óbvio, é que o PT, partido de Cardozo, está no poder há uma década e não consta que o sistema tenha melhorado. Pior, a dramática declaração do ministro levou a Folha de S. Paulo investigar a questão e se deparar com uma descoberta estarrecedora. Nada menos que R$ 250 milhões do Orçamento de 2012, destinados ao sistema prisional, suficientes para construir 8 presídios, estão disponíveis para o Ministério da Justiça. O dinheiro, que poderia melhorar as condições de vida de milhares de presos, está parado. Não foi usados por incompetência ou desinteresse. Isso sim deveria dar vontade de morrer.

Compartilhe

6 ideias sobre “Morte e vida cardozina

  1. Horácio Silva

    Esse é o melhor retrato do PT. Um partido que está no poder e finge que oposição e só se preocupa com a sorte dos “companheiros”

  2. CHC

    A partir do momento que os tribunais começarem (nunca fizeram isto) a condenar personagens da classe alta e os dirigentes do Brasil e mandá-los para as prisões, seguramente os presidíos se modernizarão ou a prestação de penas alternativas terá uma nova tônica no Brasil.

  3. Haroldo Sampaio

    petista é bom de bico e ruim de serviço. sabem criticar mas são incompententes para agir. a prova está aí.

  4. William

    O PT deveria mudar o nome para Partido da Teoria. Teóricamente viria para acabar com a corrupção … tóricamente viria para resolver os problemas da saúde brasileira ….teóricamente viria ensinar como administrar bem um pais … teoricamente iria trazer de volta a ética na política … o problema é que são tao teoricos que o ministro faz oposição a ele mesmo . Seria comoco se não fosse trágico.

  5. eduardo

    O Brasil deve algo a José Dirceu. Não é a suposta luta dele pela democracia durante a ditadura (batalhou para implantar aqui outro tipo de ditadura), mas por ter revelado a verdadeira natureza podre do PT. Essa dívida é eterna.

  6. antonio carlos

    O destempero do ministro e os infelizes pitos que a companheira presidente é dada a dar nos outros, mostram a mudança de comportamento das nossas autoridades. Os chefes de Estado estrangeiros, acostumados com as tiradas jocosas do 51 não estão entendendo esta mudança. Para uma chefe de estado não fica bem dizer o que outro chefe de estado deve fazer, quando muito aconselhar-lhe muito sutilmente, eu fiz isto e deu certo. Mas tanto o ministro como a presidente já vem dando porrada, sem medo de levar o revide. Que vem, é só uma questão de tempo. ACarlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.