17:06Novos do apito

Da assessoria de Comunicação da Federação Paranaense de Futebol:

Renovação na arbitragem paranaense: 37 novos árbitros se formam pela Escola Victor Marcassa

Criada há três anos, a Escola de Árbitros Victor Marcassa forma mais uma turma nesta sexta-feira (09), no restaurante Dom Antônio, em Santa Felicidade.
São 37 jovens, com idade média de 20 anos, se formando na 4ª turma da Escola de Árbitros da Federação Paranaense de Futebol (FPF). Ao todo, 178 alunos em Curitiba e em Cascavel já completaram os cursos e estão trilhando seus caminhos dentro da arbitragem paranaense.
A colação de grau deste ano terá como paraninfo o experiente auxiliar da FIFA e professor do curso de arbitragem, Roberto Braatz, além do ex-árbitro e atual delegado da FPF, Nilton Ramon, como nome de turma e homenageado da noite.
Além disso, o evento contará com a presença de outras autoridades do esporte: presidente da FPF, Helio Cury; prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet, paraninfo da primeira turma da Escola de Árbitros Victor Marcassa; Secretário de Esportes do Governo do Paraná e Árbitro FIFA, Evandro Rogério Roman; presidente da Comissão de Árbitros da CBF, Aristeu Leonardo Tavares; presidente da Comissão de Árbitros da FPF, Afonso Vitor de Oliveira.
Para graduar-se como árbitro profissional na Escola Victor Marcassa, é preciso estar cursando uma faculdade e passar por uma verdadeira maratona de aulas (aproximadamente seis meses), que inclui estágio supervisionado na Copa Kaiser e disciplinas como: Regras do Jogo, Árbitro Assistente, Preparação Física e Mecânicas e Técnicas de Arbitragem, todas ministradas por profissionais renomados do mercado.
“Considero que estamos fazendo uma boa renovação no quadro de arbitragem da FPF, algo que não havia antes de 2009. Foram quatro anos sem escola de arbitragem. Pegamos um quadro envelhecido, e com essas quatro turmas, a nossa missão está bem cumprida”, afirmou o coordenador do curso e diretor da Escola de Árbitros Victor Marcassa, João Candido Hartmann.
O objetivo da Escola de Árbitros Victor Marcassa é justamente de renovar o quadro de arbitragem do Paraná, trazendo juventude e novos conceitos para uma das mais importantes áreas do futebol.
Compartilhe

Uma ideia sobre “Novos do apito

  1. Valdir Bicudo

    Vejo com pessimismo a formatura dos 178 novos árbitros da Federação Paranaense de Futebol. Explico: para exercer tão complexo labor o cidadão tem que ter talento e, sobretudo, vocação. Não adianta encher a prateleira de árbitros como vem ocorrendo há vários anos, se no momento quando se precisa de um árbitro de excelência, a FPF não tem.
    E o maior exemplo, foi exibido nos campeonatos estaduais de 2004 em diante. A maioria das arbitragens quando exigida a exibir os quatro pilares básicos da Fifa, que são: (a técnica, a física, a tática e a psicológica) apresentou níveis de indigência e erros primários que levaram muitas partidas a serem decididas no apito.
    E para corrobar nossa afirmação, informo que devido a ausência de um modelo de gestão eficaz, a Federação Paranaense de Futebol, através da sua “COMISSÃO DE ARBITRAGEM”, não conseguiu indicar nenhum árbitro para o processo seletivo de Asp/Fifa da CBF, nas temporadas de 2010, 2011 e 2012.
    E por último, pela falta de um projeto para o setor de arbitragens, nos próximos dias a Fifa anuncia a nova relação dos árbitros brasileiros, que farão parte do quadro internacional da entidade em 2013. Lista que não terá o nome do árbitro Evandro Rogério Romam (FPF), o que significa que o Paraná perderá a vaga da Fifa e por falta de um substituto a altura, verá essa vaga migrar para outra federação de futebol. A informação de que Romam não fará mais parte da Fifa, partiu do presidente da CA/CBF, Aristeu Leonardo Tavares. Romam foi desligado por não ter participado dos testes físicos da CBF, em 2012.
    Valdir de Córdova Bicudo é ex-árbitro da FPF e comentarista de arbitragem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.