11:35PARA NUNCA ESQUECER

Mané Garrincha nasceu há 79 anos (28/10/1933)

Gênios não morrem. Driblam o tempo, os tormentos – e fica a obra para sempre. Manuel Francisco dos Santos foi mais que a alegria de um povo. Foi o próprio a zombar de adversários no campo da vida. Para rir, não de deboche, mas sim porque sempre mostrou que o impossível é possível – jogar com as pernas de um aleijado, como chegaram a dizer. Desconcertou indo sempre pelo mesmo caminho, com o mesmo drible, mas mostrou que podia mais, muito mais, na Copa de 1962, que ganhou sozinho, como só um privilegiado pode fazer. Foi embora cedo demais porque não sabia que tinha a doença, apesar de ela tê-lo matado a cada gole de “samba” ou conhaque. Ficou no altar daqueles que não podem ser comparados aos craques, porque deuses da bola. O país ficou mais triste desde que você abandonou os gramados. Saudade, Mané Garrincha.

Compartilhe

3 ideias sobre “PARA NUNCA ESQUECER

  1. Ivan Schmidt

    Se com aquele par de botinas o Mané jogava daquele jeito (nem precisa falar das pernas tortas), imaginemos o que faria hoje?

  2. Zangado

    Essas pernas tortas, essas chuteiras, esse Mané ganhou uma Copa para nós !!! E não sou eu que digo, mas Niltão Santos, a Enciclopedia.

    Quando disse para aquele gringo na pracinha perto de la Bombonera que me perguntou to senhor de si quem era mejor, más grande – Pelé o Maradona? – e eu disse que Mané Garrincha ele entrou em parafuso … acho que ainda está lá parafusando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.