6:49Consenso

Ontem, no final da tarde, no tradicional vôo que leva os políticos de Curitiba para Brasília, seis deputados federais, um estadual, um vereador eleito e um ex-senador, foram unânimes em reconhecer que na eleição para prefeito de Curitiba a vitória foi única e exclusivamente de Gustavo Fruet – não do PT. Um deles, aliás, disse que o partido mais atrapalhou do que ajudou. Isso é política!

Compartilhe

18 ideias sobre “Consenso

  1. Gerson Guelmann zs

    Engenheiros de obras prontas surgem aos montes. Perguntem a quem estava no olho do furacão. É claro que de início a aliança trouxe problemas, mas a ajuda dos dirigentes do PT e o apoio da maior parte da militância foram decisivos para a vitória. Opinião de quem estava lá e tem um histórico razoável de campanhas contra eles. P.s.: se quiser publicar como postagem para maior destaque, pregue fogo

  2. Parreiras Rodrigues

    Moléstia às favas, ZéBéTo, mas me leram com certeza. Ou aqui, ou no Fábio Campana, ou no Esmael Morais.

    O petê é como o camarada que nunca plantou um pé de árvore. Vive de chacoalhar as que outros plantaram para colher os frutos que caem no chão. Como os resultados do Plano Real, como copiar as políticas sociais de Dona Ruth.

    São uns pândegos.

    O casal ministerial – juntando o tempo em que estiveram ao lado do Guga – caminhadas, passeatas, o escambau, não dá 3 horas.

    Agora, aparecem como os caçadores da história da onça morta.

    Na hora do flash.

  3. lais

    moro no juveve, em um apartamento de classe media pra cima. Só dois moradores foram de ratinho. o restante nunca votariam em alguem do Pt, ate o nosso porteiro, mas mesmo assim o 12 foi maioria arrasadora. claro, q o PT teve participação, mas não passou de uns 20%. Eu acho

  4. Elton

    Curitiba a cidade reacionária. Que elite é essa submissa as oligarquias para a qual não cansam de lavar pratos? Abrem um sorriso ao receberem as sobras do jantar – comem feijão e arrotam caviar… Essa é a Curitiba que não admite o PT, os programas sociais que incluíram milhões de brasileiros no consumo e minimizou os efeitos da ultima crise mundial com o consumo local. O Brasil deve muito mesmo ao FHC e seu plano real, os programas sociais da Ruth Cardoso… O que tem de bom no Brasil é obra do PSDB mesmo com a continuidade do governo do PT e suas melhorias… mas o que tem de ruim é coisa do PT. Vocês acham que o PT inventou o mensalão? Com a palavra os curitibanos.

    Obs. Apoiado Gerson Guelmann, vocês estão de parabéns, desde o começo eu sempre acreditei que, com os altos índices de rejeição do Ducci, o Fruet estaria no segundo turno e passando para o segundo turno seria fácil liquidar a fatura. Parabéns pela serenidade e pela nobreza da campanha, nem precisou dizer o porque do Freut ter saído do PSDB e nem quem foram e por quais motivos inviabilizaram sua candidatura lá no ninho tucano. Venceram o Golias e os moinhos de ventos.

  5. Gigio

    Como dizem, o Fruet não ganhou graças ao PT mas sim, APESAR do PT!

    Não imagino ninguém que conseguiria o mesmo aqui na capital.

  6. jose

    ZB, ver petistas aplaudindo o “lernista” Gerson Guelmann (e ele merece, como sempre) não tem preço…

  7. robson

    Muito boa essa do Gigio. Quem conseguiria a mesma façanha (ganhar uma eleição ao lado do PT) em curitiba não fosse o GUGA….ATÉ O REQUIÃO JA TENTOU ISSO, E NADA….

  8. leitor

    Aposto que eram todos da turma do Richa, todos tremendo de medo de ver a Gleisi (do PT, pelo que me lembro) ganhar o governo do estado em 2014. E, se pensarmos por outro lado, o PT ganhou com Fruet. Acho que foi um desses jênios da política que soprou uma nota publicada aqui que nunca me saiu da cabeça: “A turma do prefeito Luciano Ducci já confia na vitória no primeiro turno”, dizia o texto. Enfim…

  9. Elton

    Jose,
    O interesse público está acima de qualquer interesse político partidário. Se você não entende isto. Não vou desenhar para facilitar sua vida, mesmo porque você tem suas verdades e eu as minhas. Não conheço nenhum partido político que tenha alguma ideologia política partidária. Sei que os partidos, a medida que vão conquistando o poder, tendem a se burocratizar e degenerar de seus ideais – inevitável a formação de grupos de interesses divergentes dentro de um partido; caso do PT e do PSDB, como exemplo. Ou você acha que a decisão de defenestrar o Fruet do PSDB foi discutida em Assembléia e foi uma decisão unânime? Foi decidida por um grupo que detém o poder dentro do partido. No outro extremo, a decisão de apoiar e se coligar com o Fruet, embora tenha sido feita uma Assembléia, foi decidida pelo grupo que detém o poder no PT Paraná – liderados pelo casal ministerial com o apoio do Vanhoni.
    O grupo que está na Prefeitura nada mais tem a ver com o lernismo, pode-se dizer que é o grupo richismo – que promoveu um verdadeiro rachismo no partido da base de sustentação, o PSDB.

  10. Cadê o Inferno

    PARA FRUET (PDT) SER GOVERNADOR, REELEIÇÃO DE RICHA (PSDB) É MELHOR

    A realidade do calendário eleitoral brasileiro faz todas as alianças políticas mudarem de uma hora para outra. Para Gustavo Fruet (PDT) o arco de aliança que se fez necessário para vencer a eleição no segundo turno (domingo último), nesta segunda-feira, já não é mais o que lhe garante o melhor futuro.
    Caso venha apoiar um candidato a governador do PDT (Osmar Dias) ou PT (Gleisi Hoffman ou seu marido Paulo Bernardo), e em se elegendo, terá que esperar 10 anos para tentar chegar ao governo do Estado. Pois teria que se reeleger prefeito de Curitiba e ainda ficar 2 anos sem mandato (ou uma secretaria especial no governo estadual – que não aceitou no governo Beto Richa em 2011), esperando a eleição de governador em 2022. Já caso Beto Richa (PSDB) se reeleja poderá fazer este voo daqui 6 anos – ou seja em 2018. É a análise de luas pretas do chamado fruetismo de primeira hora.
    http://www.hlucas.com.br – 30 de outubro

  11. jose

    ZB, desculpa por usar este nobre espaço…

    Ao Elton, que vestiu a carapuça: a maioria dos petistas era contra Fruet, só o apoiou por falta de opção e da mão pesada da dupla ministerial.
    O que vc chama de “interesse público” eu chamo de obsessão por poder e vc pode gostar ou não, mas um cois é certa: não vai longe e o pt vai infernizar a vida do Fruet, como sempre fez.

    Quanto ao “mensalão”, a sua lógica, como de qualquer petista, é torta: não importa quem criou (aliás, o azeredo deve ser punido também), é crime.

    Vou desenhar para vc: pela sua lógica um assassinato cometido hoje não deveria ser crime porque alguém o cometeu este tipo de crime antes…

    Outro exemplo? Caixa dois: vcs do pt execraram todos que cometeram o crima de caixa dois eleitoral (lembra do cássio taniguchi?); pois é…qual o argumento de seus chefes no caso mensalão?

    E por fim: eu disse que Gerson Guelmann era do grupo de Lerner (nada falei sobre o grupo atual da Prefeitura) e aliás, basta buscar na internet mesmo e encontrará interessantes opiniões de petistas no passado sobre o “lernista” Gerson Guelmann.

    Em suma: o pt, pelo poder, se associa até ao malluf…e vc acha que precisa desenhar?

    Como diz Zé Beto: hihihihihihihi

  12. Elton

    Jose,
    Ler é uma coisa interpretar o lido é bem diferente meu caro. Se tivesse um aplicativo para esboçar uns desenhos acho que vc entenderia o que tentei te dizer meu caro. Isso se chama analfabetismo funcional. Tá bem dito que não tenho partido algum e to cagando para mensalão, PT, Lula, PSDB, Beto Richa et caterva… Ao contrário de você eu respondo diretamente para quem me ataca e não fico com essa lenga lenga de “ZB, ver petistas aplaudindo o “lernista” Gerson Guelmann (e ele merece, como sempre) não tem preço…” e digo mais meu caro, do mesmo modo não tem preço ver o Beto Richa perdendo duas eleições em um único pleito e ver ele sair com o rabo no meio das pernas se dizendo fazer uma viagem de negócios quando todos sabem que ele foi para não ter que dar explicações das suas escolhas equivocadas – aproveitando para assistir o GP de Fórmula 1 com dinheiro público.
    Suas palavras: “Vou desenhar para vc: pela sua lógica um assassinato cometido hoje não deveria ser crime porque alguém o cometeu este tipo de crime antes…” Então vou te responder com um fato deste ano que aconteceu com o nobre deputado Valdir Rossoni que se apropriou indevidamente de dinheiro público, foi pego com a boca na botija, devolveu o dinheiro com um depósito em conta corrente da ALEP e ficou tudo certo. Então, de acordo com essa tua lógica que você tenta atribuir como sendo minha, se eu roubar um banco for pego pela polícia, devolver o dinheiro, está tudo certo, não cometi crime algum perante a tua nobre lei?
    Eu deixei claro que não pertenço a partido nenhum e o que me pauta é o interesse público e não a apropriação do público pelo privado como tem sido rotina na nossa comarca – disse que meu voto vai para a pessoa que eu julgar merecedora da minha confiança independente de qual partido pertença, tanto é que votei no Beto Richa para governador e me arrependo amargamente por isso, já votei no Lula em 1998, em 2002 e depois desta tenho uma certa repulsa pela sua atitude política e pelo seu mal carater, mas isto é meu ponto de vista e não quer dizer que todos os PTistas são da mesma índole, ao contrário de muitos reacionários como você que não cansa de comer migalhas desta elite política paranaense que vive na esbórnia as custas do dinheiro público deixando os pratos sujos para vocês lavarem – a elite política se delicia nos banquetes, a classe média reacionária lava os pratos, come feijão e arrota caviar.

  13. Paulo

    Estivesse no PSDB Gustavo teria ganho no 1. turno. Acredito que isso é bem evidente, pois muita gente deixou de votar nele devido ao apoio do PT. Já no 2. turno, muita gente votou nele apesar desse apoio. Votou pela pessoa que ele é.
    Não tivesse o apoio do PT, o Gustavo não teria perdido tanto tempo da campanha na defensiva, tendo que se explicar por esse apoio. Então, discordo do Gerson quando diz que o apoio trouxe problemas (como se fossem poucos). O apoio do PT foi decisivo para que ele estivesse na maior parte do 1. turno com baixas intenções de votos e aparentemente sem reação.
    Por outro lado, e aí concordando com o Gerson, acredito que a militância do PT teve sua importância na reta final do 1. turno: quando viu que ele estava subindo nas pesquisas a militância se animou e foi para as ruas conquistando mais votos. Ou seja, depois que o estrago já estava feito, e depois que o Gustavo, por suas qualidades próprias começou a reagir, a militância foi importante.
    Quanto ao apoio dos dirigentes do PT tenha muitas dúvidas sobre a importância deles no 1. turno. O que eu tenho certeza que fez uma grande diferença foi o apoio da Marina Silva. E a mudança de tom do Gustavo, saindo da defensiva para finalmente mostrar quem é, sendo mais firme nas respostas das entrevistas, e o seu posicionamento nos debates, fez com que o quadro eleitoral se alterasse e chegasse no 2. turno.

  14. Carlinhos

    DA COLUNA DO Celso Nascimento DE ONTEM

    Olho vivo

    Muitos pais

    Se Gustavo Fruet tivesse perfil para se preocupar com questões menores, o tempo que ele dedicou ontem para adotar as primeiras providências administrativas teria sido desviado para conter as vaidades que pipocaram entre membros do seu staff de campanha. Por isso, Fruet preferiu não tomar conhecimento de manifestações públicas de alguns que passaram a se dizer os maiores responsáveis pela vitória que ele obteve nas urnas – EMBORA DURANTE A CAMPANHA QUASE O TENHAM LEVADO À DERROTA. É a velha história: a vitória sempre tem muitos pais, mas a derrota costuma ser órfã.

  15. janaira

    com todo respeito, jose, mas vc me parece um pseudo militante de esquerda…um daqueles que não enxergam elite e práticas dominantes em seu próprio território. A essa sua referência ao gilberto freyre eu invoco aqui o mandamento “não dizer seu nome em vão”. É muito fáil dizer isso, o difícil e inteligente e pensar sobre isso. seguindo sua linha lhe dou um exemplo do seu ERRO: OS NUMEROS MOSTRARAM QUE OS VOTOS DA SENZALA FORAM PRO RATINHO JR.

  16. antonio carlos

    Não sou pestista nem mesmo fã do partidão, mas desta vez os pestistas se jogaram de corpo e alma na vitória do Guga. Estes maledicentes não querem perder o mau hábito de reconhecer que desta vez erraram. Mas como se acham os caras nunca vão dar o braço a torcer. Linguarudos. ACarlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.