8:50O Homo Idiota

Na lanchonete

No restaurante
No museu
Na praia

No estádio
No encontro
No passeio
Fotos publicadas na internet

por Célio Heitor Guimarães

Nascido há aproximadamente 1,9 milhão de anos, o homem demorou cerca de 1,7 milhão de anos para se tornar o atual “Homo Sapiens”, isto é, o homem que pensa. Para dominar a fala, ele levou mais um milhão e alguns mil anos, já que a comunicação verbal data, segundo os compêndios, de 4 mil anos atrás. Quanto à escrita, que é a representação gráfica da fala através de sinais, a história nos informa que teria nascido por volta de 3.100 anos a. C., no sul da Mesopotâmia.

Tanto esforço está se tornando inútil neste início do século XXI. Pouco adiantou nossos antepassados haverem sofrido uma eternidade para ampliar a caixa craniana e a capacidade cerebral, para balbuciar as primeiras palavras inteligíveis e para codificar aqueles desenhos que costumavam fazer na areia ou gravar nas pedras. Eles eram incapazes de imaginar que, no final do século XX, uma engenhoca de comunicação por ondas eletromagnéticas, nascida do cruzamento do telefone com o rádio e com a TV, substituiria tudo isso – inteligência, fala e escrita – com um simples toque de dedos.

E que isso tudo se deveria, sobretudo, a três cidadãos do império americano, todos nascidos na década de 50, chamados William Henry Gates III, Steven Paul Jobs e Stephen Gary Wozniak, aos quais se juntaram, posteriormente, o também norte-americano Lawrence Edgard Page e um russo, Sergei Mihailovich Brin. Os cinco pretendiam revolucionar o mundo. Mas estão arriscados a acabar com ele. Bill, Steve 1, Steve 2, Larry e Brin turbinaram a engenhoca celular com seus miraculosos chips e softwares e com eles estão transformando as pessoas em abobados robôs.

E aí vale a pena lembrar a preocupação revelada pelo grande Albert Einstein: “Temo o dia em que a tecnologia se sobreponha à nossa humanidade: o mundo terá apenas uma geração de idiotas”.

Conectados, mas cada vez menos humanos.

Compartilhe

6 ideias sobre “O Homo Idiota

  1. Barata

    Célio, cada um faz o que quer…..
    Quem não tem capacidade para entender e acompanhar é idiota.

  2. Elton

    Uma musiquinha para descontrair:

    Idioma esquisito – Nelson Sargento.

    Fui fazer o meu samba
    Na mesa de um botequim
    Depois de umas e outras
    O samba ficou assim
    Estrambonático, Palipopético
    Cilalenítico, Estapafúrdico
    Protopológico,Antropofágico
    Presolopépipo, Atroverático
    Batunitétrico,Pratofinandolo
    Calotolético,Caranbolambolu
    Posolométrico, Pratofilônica
    Protopolágico, Canecalônica
    É isso aí, é isso aí
    Ninguém entendeu nada
    Eu também não entendi
    (Então eu vou repetir)

    http://www.vagalume.com.br/nelson-sargento/idioma-esquisito.html#ixzz2AR47xUFy

  3. antonio carlos

    Albert Stein acertou em cheio, quando existe gente que diz que entre o celular e sexo acha o primeiro melhor do que o segundo, é porque cheagmos no fundo do poço. ACarlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.