14:42Vereadores aprovam fim da jornada dupla para motoristas e cobradores

Da Gazeta do Povo, em reportagem de Antonio Senkovski:

Projeto que proíbe dupla função de motoristas é aprovado em 2ª discussão

Motorista e cobradores protestaram na Câmara Municipal enquanto vereadores discutiram o projeto de lei que obriga todos os ônibus a terem motorista e cobrador

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) que pretende proibir o acúmulo da função de motorista e cobrador nos ônibus. O texto foi debatido em segundo turno nesta quarta-feira (24). A discussão terminou apenas às 13h10, com os 28 vereadores a favor da implantação da nova lei. O texto do PL determina que haja cobrador e motorista nos ônibus do sistema de transporte coletivo da capital. No caso de a lei ser aprovada, em uma primeira infração, as empresas que tiverem um funcionário acumulando as duas funções seria notificada. Em caso de reincidência, a multa estabelecida é de R$ 10 mil por caso constatado. Em última instância, a licença da empresa poderia até ser cassada pelo descumprimento da exigência.

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) promoveu durante a manhã uma manifestação no plenário. O vice-presidente da entidade, Dino César Morais de Mattos, disse que a intenção dos manifestantes foi pressionar os parlamentares municipais pela aprovação do projeto. “Essa é uma grande reivindicação da nossa categoria. O acúmulo de função é negativo para os funcionários, mas põe em cheque a segurança do próprio usuário, além do trabalhador”, disse.

Depois de aprovado em segundo turno, o texto ainda precisa passar pela apreciação que aprova a redação final, na Câmara. Depois disso, a iniciativa irá à apreciação do prefeito – que tem o poder de sancionar ou vetar o projeto. No caso de haver veto, o texto volta à Câmara Municipal para nova discussão.

Emenda

Segundo a Câmara, apenas uma emenda foi feita do texto. A iniciativa do vereador Juliano Borguetti (PP) aumenta o período para a medida entrar em vigor, após sanção, de 60 para 120 dias.

Compartilhe

4 ideias sobre “Vereadores aprovam fim da jornada dupla para motoristas e cobradores

  1. Junior

    Acompanhei a luta por esse projeto, e depois de um tempão enfim foi aprovado. Graças a uma proposição do Professor Galdino esse projeto saiu das gavetas e voltou a ser votado. Mas parabéns ao autor do projeto e esperamos que agora seja aceito pela Prefeitura.

  2. antonio carlos

    Este vereadores estão andando pra trás, linhas como a minha, Jardim Esplanada tem ônibus pequeno, agora vão por os grandes, vão andar vazios, e vão atrasar. A nossa moleza vai acabar, e tudo por culpa de idiotas que nem de ônibus andam. ACarlos

  3. Julio

    Ha, ha, ha, eu sou motorista de onibus, e conheço tantos motorista que trabalham em duas empresas a muito tempo, isso é tudo papo furado dizer o fim de dupla função

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.