16:16Projeto que multa bitucas jogadas na rua é aprovado

Da assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba:

Projeto aprovado prevê reciclagem de bitucas

Fumantes que jogarem cigarros no chão podem ser multados. É o que prevê projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (24), em segundo turno, na Câmara Municipal. De autoria da vereadora Noemia Rocha (PMDB), a proposta tem como objetivo dar o destino adequado a cerca de 1,5 tonelada de bitucas de cigarro que são jogadas diariamente nas ruas de Curitiba. Como nessa segunda votação foram aprovadas emendas ao projeto, a matéria retorna na próxima segunda-feira (29), para votação da redação final, antes de ser encaminhada ao Executivo. Se sancionada pelo prefeito Luciano Ducci entra em vigor 90 dias após a data da sua publicação.
Ao apresentar a iniciativa, Noemia explicou que primeiramente foi sugerida uma parceria entre o poder público e iniciativa privada para a realização da coleta, armazenamento e reciclagem do material. Porém, a partir dos debates com os demais parlamentares, a matéria foi aprimorada, passando a se pautar por princípios da logística reversa. Ou seja, a responsabilidade de transformar o material nocivo a saúde da população e ao meio ambiente em algo útil passou a ser de quem lucra com a produção e comercialização do cigarro. “Entendemos que a melhor solução é responsabilizar o fabricante e demais pessoas que ficam com o bônus. Não podemos onerar a prefeitura e fazer com que a população fique com o ônus”, avaliou a autora da proposta.
Multa
Com relação à penalidade, a vereadora esclareceu que a punição para quem não depositar as bitucas nas lixeiras específicas deve ser a mesma aplicada para quem joga papéis e outros materiais no chão, já prevista em lei. “O procedimento para apurar as infrações e aplicar as respectivas multas será o mesmo disposto na lei municipal 11.095/2004”, podendo qualquer pessoa fiscalizar o cumprimento das regras e denunciar infratores. “A reciclagem é financeiramente viável e contribui para a preservação do meio ambiente”, enfatizou. O valor arrecadado com as multas deverá ser destinado ao Fundo Municipal do Meio Ambiente.
A proposta contempla, ainda, ampla divulgação e conscientização da população. Além de textos explicativos advertindo sobre a nova lei em locais de grande circulação, como bares, boates, restaurantes, prédios públicos e estabelecimentos que comercializem produtos fumígenos, deverão ser realizadas campanhas educativas sobre deveres, proibições e sanções impostas. A grande relevância ecológica e ambiental do projeto também deverá ser divulgada à população por meio de jornais, revistas, rádio e televisão.
Emendas
Ao todo foram apresentadas quatro emendas ao projeto, sendo que apenas uma, de autoria do vereador Jair Cézar (PSDB), foi rejeitada em plenário. A sugestão previa parceria ou convênio com o setor privado para a instalação de lixeiras específicas para filtros de cigarro em diversos pontos da cidade, podendo o poder privado explorar os espaços disponíveis nas lixeiras para fins publicitários.
A vereadora Noemia Rocha também teve duas emendas aprovadas. Uma delas transferindo a responsabilidade aos fabricantes e comerciantes, como prevê os conceitos da logística reversa, e outra que obriga fabricante e comerciantes a disponibilizarem aos consumidores o serviço de recebimento dos filtros de cigarros, em local ambientalmente adequado e sinalizado, onde poderão permanecer até a sua coleta para fins ambientalmente adequados. A última emenda aprovada, do vereador Jonny Stica (PT), proíbe a veiculação, nos equipamentos urbanos, de publicidade de produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, e de bebidas alcoólicas.

Compartilhe

6 ideias sobre “Projeto que multa bitucas jogadas na rua é aprovado

  1. Êita!

    Muito bom! Agora só falta a “nobilíssima edil” aprovar uma lei que obrigue a prefeitura a implantar lixeiras em cada face de quadra não só para as bitucas mas também para os papéis de bala, carteira de cigarro, latas de refrigerantes, garrafas, cocô de cachorro, etc… E dê-lhe campanha educativa para ensinar o povo a ser limpo e a limpar, cada vez mais, essas câmaras cheias de lixo.

  2. antonio carlos

    E ainda tem gente que se incomoda com esta lei estúpida? E que nenhum fumante vai respeitar? Esta é mais uma daquelas famosas leis que não pegam. Igualzinha àquela quequando entramos no banco que desliguemos momentaneamente os nossos carrascos de cada dia, o sacrossanto celular, aquele que muita gente jura ser melhor do que sexo. Então iludidos e iludidas, não se regozijem com esta lei, que não passa de pura empulhação de vereador que passou 4 anos na Câmara e nunca fez nada que prestasse. Odeio demagogia, e odeio mais ainda os demagogos. Acarlos

  3. Elton

    Cada vez mais me orgulho dos nossos nobres vereadores que nos apresenta grandes projetos como estes e os tantos nomes de ruas que temos numa única rua…

  4. edeonir correa

    E as bitucas de maconha tambem vão ter o mesmo destino “hoje em Curitiba tem mais gente puchando um baseado do que o próprio cigarro”.

  5. luiz

    CUIDADO COM O FRANCESQUINI AQUELE DA ANTI DROGAS , VAI É SER SECRETARIO DAS BITUCAS, TEM CARA DE CURITDOR DE UM BASEADO.

  6. Tayco

    Até que enfim nossos “nobres edis” criaram alguma coisa para fazer.
    Eles vão sair as ruas todos os dias, com bloco de multa e caneta na mão p/ flagrar algum desavisado e aumentar os “parcos recursos da prefeitura. Quá… Quá… Quá…

    Por favor! me ajudem! Preciso saber de alguém que tenha sido multado por jogar papel na rua???…
    1 lei Q estes desocupados criaram a 100ssss anos…
    Vão trabalhar vagabundos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.