20:49A “pesquisa” da discórdia

Isso não é campanha! A coligação que apoia o candidato Gustavo Fruet (PDT) foi à Justiça Eleitoral denunciar a divulgação de uma suposta pesquisa Vox Populi que desde sexta-feira passada circula nas redes sociais. Os números colocariam o candidato Ratinho Junior, do PSC, na frente da disputa pela prefeitura de Curitiba. Não existe registro da tal pesquisa no TRE. O juiz da 1ª Zona Eleitoral, Marcelo Wallbach, fixou multa de R$ 5 mil em caso de descumprimento da proibição que determinou. A coligação que apoia Ratinho Junior divulgou nota no final da tarde informando que não tem nenhuma relação com a divulgação da suposta pesquisa e que o candidato repudia tal expediente. Afirma também que o candidato repudia tal prática. Isso é política. Confira as informações passadas pelas assessorias de imprensa dos dois.

A Justiça Eleitoral proibiu o candidato da Coligação Curitiba Criativa, Ratinho Júnior (PSC), de divulgar pesquisa fraudulenta com o intuito de manipular o eleitorado.

Desde a última sexta-feira (19), pessoas ligadas ao candidato passaram a divulgar nas redes sociais suposta pesquisa do instituto Vox Populi, que teria sido contratada pela Bandnews e colocaria o candidato do PSC à frente na disputa pela Prefeitura de Curitiba.

Além do candidato do PSC e sua coligação, são citados na ação proposta pela coligação Curitiba Quer Mais, o diretor executivo da Rede Massa (empresa de Ratinho), Luiz Benite e a internauta Maria Eugênia Ribeiro.

O juiz da 1ª Zona Eleitoral, Marcelo Wallbach, fixou multa de R$ 5 mil em caso de descumprimento. “Há que se observar que a informação ali contida faz expressa menção de que se trata de pesquisa eleitoral, inclusive indicando o Instituto de Pesquisa Vox Populi como realizador do levantamento, bem assim a emissora Bandnews como entidade que teria contratado o estudo”, afirma o magistrado.

“Note-se que em rápida consulta ao sítio do Tribunal Regional Eleitoral, se pode constatar que inexiste registro de pesquisa do Instituto Vox Populi para o segundo turno das eleições municipais de Curitiba, o que demonstra de maneira cabal a ilegalidade dos dados divulgados”, completa Wallbach.

Para o advogado da coligação Curitiba Quer Mais, Gustavo Guedes, a estratégia de divulgar pesquisa falsa só demonstra o desespero do candidato Ratinho Júnior. “No primeiro turno, o candidato do PSC estava acostumado a aparecer em primeiro lugar nas pesquisas. Agora, no segundo turno, quando as sondagens o desfavorecem, apela para táticas rasteiras. A Justiça Eleitoral está atenta e não permitirá este tipo de abuso”, afirma Guedes.

Todas as pesquisas, de fato registradas, divulgadas até o momento apontam amplo favoritismo do candidato do PDT, Gustavo Fruet.

O Datafolha aponta vantagem de 16% para Fruet, o IRG Consultoria de 12% e o Ibope de 10%.

A pesquisa Datafolha está registrada no TRE-PR, sob o número PR-00679/2012.

A IRG sob o número 00681/2012.

O Ibope está registrado sob o número 00687/2012.

————

RATINHO JUNIOR REPUDIA DIVULGAÇÃO DE PESQUISA IRREGULAR

A coligação de Ratinho Junior informa que não tem nenhuma relação com a divulgação da suposta pesquisa Bandnews/Vox Populi que está sendo publicada nas redes sociais e investigada pela justiça eleitoral.

A assessoria jurídica do candidato apresentará defesa e demonstrará que o candidato e a coligação não têm responsabilidade alguma pelo ocorrido. A divulgação da suposta pesquisa foi ato individual de alguém não ligado a campanha.

O candidato Ratinho Junior repudia a divulgação dessa pesquisa irregular por considerar ações como essa um desserviço à democracia.

Compartilhe

6 ideias sobre “A “pesquisa” da discórdia

  1. Kurt Wilhelson

    Fiquem atentos a quem cerca o candidato Ratinho Júnior. Ele é uma pessoa de bem, estudado, batalhador, mas ainda não dá a última palavra na campanha. Jovem, 31 anos, depende dos recursos da família e daqueles que estão financiando a campanha. E na equipe que toca a campanha há muitos aloprados, gente que achava que ia ganhar e agora não sabe o que fazer quando se está em segundo lugar. Sinceramente, acho que Ratinhos Pai e Júnior nada tem com essa divulgação. Nunca campanha acontece muita coisa à revelia do candidato. Mas ele pode prevenir outras ações destrambelhadas, basta punir os responsáveis.

  2. Jorge

    Que absurdo esse tipo de política.. suja, rasteira e nojenta. Parabéns Ratinho Junior por fazer uma campanha digna de esgoto.. e vc que tinha prometido campanha limpa hein?
    AHAM.

  3. Pedreiro

    Eleições estão virando concurso de “aloprados”… é muito bom que aconteça antes para que os próprios fiquem sem a “boquinha” caso o contratante seja eleito! Em tempo: – Não seria o caso de síndrome do “vice campeão de audiência”??????

  4. Cleiton

    Ratinho Junior se esconde atrás de uma carreira curta na política, porén suja, na qual por parecer jovem passa a falsa idéia de que será o simbolo das novas ideias em Curitiba! Isso é conversa para boi dormir…um prefeito necessita de experiencia e de ficha limpa!

    Quem é que falta a 51 reuniões na câmara d deputados sem justificativa? Se fossem 3 reuniões tudo bem, maas CINQUENTA E UMA ?

    tchau Ratinho, bom esgoto pra voce.

  5. Rodrigo

    E essa?
    O pai mandou espalhar ela tambem?
    Imagino o nível que está campanha está tomando, o “paizao” manda começar os ataques contra Fruet, e ele segue, nao duvido nada que tenha sugerido a disseminação dessa “tal” pesquisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.