6:20Companhia incômoda. Para alguns

por Célio Heitor Guimarães

Há uma publicidade do candidato do PSC à prefeitura da Capital que o partido tem repetido à saciedade na TV. Em tom de denúncia, afirma que, após inúmeras tentativas frustradas, o PT agora está se valendo de Gustavo Fruet para chegar ao poder em Curitiba. O fato é verdadeiro – fui um dos primeiros a apontá-lo, aqui mesmo neste espaço. Mas a mensagem é velhaca.

O PSC de Ratinho Jr. é tão aliado do PT quanto o PDT de Fruet. Ambos batem ponto na base de apoio do governo federal. Com uma vantagem para o primeiro: a família Massa, bem mais íntima dos atuais senhores do poder, é “assim” com Lula. Quando Luiz Inácio, já fora do palácio, andou acabrunhado com a chegada do mensalão ao STF, quem deu consolo a S. Exª.? O Rato-pai. Franqueou câmaras e microfones de seu programa no SBT ao ex-Sapo Barbudo, adulou-o no ar e teceu loas às realizações do PT. Há quem diga que a “entrevista exclusiva” rendeu alguns graúdos à emissora e ao apresentador, mas isso pouco importa.

Agora, parece que o partido do Pequeno Roedor está envergonhado dessa amizade e, na falta de argumentos para enfrentar o filho de Maurício, quer jogar sobre os ombros dele o fardo petista. Hipocrisia pura e lamentável ingratidão. Na hora do apuro, “tirem esse bicho daqui”!

Gustavo Fruet, que já foi um dos mais destemidos e eficientes críticos das estripulias e safadezas petistas, não sofre esse desconforto nem teme esse tipo de patrulhamento. Tem a sua candidatura apoiada pelo PT porque o PT assim o quis. Tem o seu programa de governo e o PT é que deve adequar-se a ele. Se eleito prefeito de Curitiba, irá governar a cidade com o PT, por certo, mas saberá, com certeza, enquadrar o PT curitibano às suas reais dimensões.

Além do que, não creio que Gustavo venha a deixar a prefeitura em 2014 para concorrer ao governo do Estado, liberando o trono municipal à vice petista, tampouco que dará apoio à candidatura de dona Gleisi. Seu candidato poderá ser Osmar Dias, do PDT. Guga completará o mandato municipal até o fim, fará uma bela gestão e, se não pleitear a reeleição, irá para o Senado. Só depois chegará ao Palácio Iguaçu. A menos que perca a atual disputa.

E o PT curitibano seguirá a trajetória dele. Se não se livrar dos respingos dos “aloprados” e “doidos por poder” e não souber renovar-se, continuará no tradicional tranquinho de mero coadjuvante. Como também são, hoje, o PMDB de Roberto Requião e o PSDB de Beto Richa.

Compartilhe

13 ideias sobre “Companhia incômoda. Para alguns

  1. Vagner

    Meu caro Célio. Bela análise. O que tenho visto é muito bate boca entre correligionários que se esquecem que a partir do mês que vêm tudo volta a rotina de antes. Muitos estão colocando a corda em volta do pescoço para defender esse ou aquele. Discordo quando você diz que Gustavo não deixaria a prefeitura para disputar o governo ou apoiar Gleisi. Na amarração isso deve fazer parte do pacote. Quem eu tenho certeza que não vai disputar com Beto Richa é o Ratinho devido a idade, pois são necessários 35 anos e ele não atinge esse limite. O Osmar queimou seus últimos cartuchos e se retornar à política será como deputado. Analisei bem a qualificação de ambos os candidatos. São corretos, preparados, com vivência política mas com diferenciais que pesam: Ratinho vem da base, da pobreza e já vivenciou o que a maior parcela de nossa população vive hoje. Gustavo sempre foi o filho do político, passou pela Câmara de Curitiba, apoiava o prefeito à época e nada fez para solucionar os problemas que hoje aponta. Sua irmã foi secretaria de educação, nada fez para resolver os problemas no setor e ele como parlamentar preocupou-se com questões nacionais esquecendo-se da base. Devido a isso, acredito eu, os dois deveriam ter se unido na disputa e levado a eleição para o primeiro turno. Seria a tampa e a panela. E a cidade só iria ganhar. O debate é bom e você é sensato. Bom conversar com pessoas assim que esquecem os amores para abrir o peito. Um abraço.

  2. kowalski

    Ratinho Filho está mostrando que não tem opinião firme, age como oportunista tirando partindo do que interessa. No primeiro turno bajulou Lula e Dilma [que são a parte mais visível do PT].Agora, em baixa nas pesquisas, em vez de reagir com estratégias racionais, deixa-se levar por conselhos e ações do seu desastrado grupo de assessores, entre os quais aqueles que fazem a sua comunicação de rádio e tv. Foi batendo em Fruet no primeiro turno, que Ducci se estrepou. Não serviu a lição? Para quem age sob o peso das emoções e do desespero, nenhuma lição é aprendida.

  3. Fausto

    Em 2008 o Ratinho Junior apoiou a Gleisi Hoffmann para prefeita e agora fala mal dela.

    Vai Gustavo! 12!

  4. alzir lima

    Este ratinho é como falou uma semana antes da eleição o então candidato Rafael greca no Mercado Municipal.
    Se tal desgraça acontecesse em curitiba com a vitória do ratinho, a primeira providência seria tomar uma dose de injeção contra Leptospirose.
    Parabéns Zé, uma analise muito ponderada.

  5. C. Kasprisin

    Infelizmente nada vai mudar. O Sistema que é corrupto e falido.Para eleger-se, vale a pena fazer pacto até com o diabo. Para quem viu as brigas do Requião com o Greca, do Fruet com o PT, da amizade dos Ratos com o Barbudo, e hoje estarem todos de mãos dadas? O QUE PODEMOS ESPERAR ???????

  6. Wand

    Foi a maior idiotisse do mundo o Ratinho fazer aquela propaganda!!
    Na hora que a vi passando na TV pensei de cara…viixxxx ele vai escutar depois dessa!!

    Parece que tem gente desesperada querendo bater no adversário mas nao sabe como…foi bem assim que Ducci perdeu a eleição! Continue assim Ratinho…querendo apoio de todo mundo, batendo no PT de forma mediocre e depois falando que não é algoz do partido, comprando apoio, falando barbaridades da nossa língua portuguesa (“menas”), pedindo paz e ser o primeiro a atacar Gustavo Fruet….

    Lugar de rato é no esgoto….voce está quase la candidato

  7. Célio Heitor Guimarães

    Se o lele andou lendo aqui defesa do PSDB do Rossoni, com certeza não fui eu que escrevi. Eu até seria capaz de defender o PSDB de Mário Covas, mas ambos já morreram. Além do quê, quer me parecer que o PSDB do Rossoni é o mesmo do menino Beto. E aí não tem jeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.