19:37Ibope: Ratinho Junior, 39%; Luciano Ducci, 28% e Gustavo Fruet, 21%

Do G1

Em Curitiba, Ratinho Jr. tem 39% e Ducci, 28% dos válidos, diz Ibope

Pesquisa foi realizada com 1.001 pessoas; a margem de erro é de 3 pontos. Luciano Ducci tem 28%, Gustavo Fruet, 21% e Rafael Greca, 10%.

O Ibope divulgou neste sábado (6) a quinta pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de Curitiba neste ano.

A pesquisa foi encomendada pela RPC TV.

Segundo o Ibope, “Ratinho Junior e Luciano Ducci disputarão o segundo turno em Curitiba”.

Veja os números do Ibope, considerando os votos válidos:
Ratinho Jr. (PSC) – 39%
Luciano Ducci (PSB) – 28%
Gustavo Fruet (PDT) – 21%
Rafael Greca (PMDB) – 10%
Alzimara Bacellar (PPL) – 1%
Bruno Meirinho (PSOL) – 1%
Avanilson Araújo (PSTU) – não pontuou

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 a 6 de outubro de 2012. Foram entrevistadas 1.001 pessoas na cidade de Curitiba. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), sob o número 00654/2012.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
Ratinho Jr. (PSC) – 35%
Luciano Ducci (PSB) – 26%
Gustavo Fruet (PDT) – 19%
Rafael Greca (PMDB) – 9%
Alzimara Bacellar (PPL) – 1%
Bruno Meirinho (PSOL) – 1 %
Avanilson Araújo (PSTU) – não pontuou
Branco/nulo – 4%
Indecisos – 5%

Pesquisas anteriores
primeira pesquisa do Ibope foi divulgada em 10 de agosto e registrou os seguintes resultados, na estimulada: Luciano Ducci com 25% das intenções de voto, Gustavo Fruet, com 24%, Ratinho Jr, com 23%, Rafael Greca, com 6%, Carlos Moraes, com 1%, e Avanilson Araújo, Alzimara Bacellar e Bruno Meirinho não pontuaram.

Na segunda, divulgada em 24 de agosto, pela estimulada, Ratinho Jr tinha 27% das intenções de voto, Luciano Ducci, 23%, Gustavo Fruet, 21%, Rafael Greca, 6%, Bruno Meirinho, 1%, e Avanilson Araújo e Alzimara Bacellar não pontuaram.

Na terceira pesquisa, divulgada em 14 de setembro, também estimulada, Luciano Ducci tinha 31% das intenções de voto, Ratinho Jr., 30%, Gustavo Fruet, 16%, Rafael Greca, 8%, Bruno Meirinho e Alzimara Bacelar, 1%.

Na quarta pesquisa, divulgada em 2 de outubro, Ratinho Jr. tinha 35% das intenções de voto, Luciano Ducci, 28%, Gustavo Fruet, 16%, Rafael Greca, 9%, Bruno Meirinho, 1%, Alzimara Bacellar, 1%, e Avanilson Araújo não pontuou. Dados referentes à pesquisa estimulada.

Rejeição
O Ibope perguntou ainda em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Luciano Ducci foi o mais citado, com índice de rejeição de 28%. Em seguida aparecem Ratinho Jr., com 24%, Rafael Greca, com 20%, Alzimara Bacellar, com 18%, Bruno Meirinho, com 15%, Avanilson Araújo, com 13%, e Gustavo Fruet, com 11%. Poderiam votar em todos 13% dos entrevistados e não sabem ou não responderam, 14%.

Compartilhe

5 ideias sobre “Ibope: Ratinho Junior, 39%; Luciano Ducci, 28% e Gustavo Fruet, 21%

  1. joao

    O IBOPE já cometeu vários equivocos em outras campanhas, pois, no INSTITUTO AMIGOS DE CURITIBA, em PRIMEIRO LUGAR está O GUSTAVO FRUET, são pessoas alfabetizadas com discernimento.
    GUSTAVO 30% RATINHO 29% DUCCI 19%

  2. joao

    No boteco do canabrava o ratinho está liderando, pois, é o voto inconsciente, o GUSTAVO vem em SEGUNDO….

  3. Peter Zero

    Fruet fará mais votos que as pesquisas apontam, seus eleitores não aparecem nas pesquisas.

  4. Divino

    Divino, mais uma vez acertou, quando Ratinho estava por baixo, Divino disse ele vai pro segundo turno. Ninguém acredito, nem o prefeito e o governador. Agora Divino diz: Ratinho ganha o segundo turno, Ducci vai para o TCEPR, Greca candidata-se para deputado estadual e Fruet para Deputado Federal. Divino não falha.

  5. Peter Zero

    Eis a prova, Fruet conseguiu chegar ao segundo turno apesar de todas as pesquisas mostrarem que ficaria em terceiro. As metodologias das pesquisas precisam de ajustes. Deveriam segmentar por idade , grau de instrução,entre outras variáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.