7:01No país da zorra

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmaram que houve, sim, o mensalão, ou seja, esquema de compra de votos de parlamentares aprovação de matérias enviadas ao Congresso pelo governo Lula. A prática espúria não é novidade. É praticada em municípios minúsculos, nas capitais e nos Estados. Foi utilizada, por exemplo, pelo governo antecessor ao do PT. A tucanagem de FHC, por exemplo, pintou e bordou para a aprovação da emenda da reeleição. A diferença foi o chamado modus-operandi, pois os que já foram condenados agora e os que ainda serão julgados se lambuzaram em praça pública imaginando que estavam protegidos, como sempre, pelo poder. Lula continua negando a existência da prática, mas não explica porque seu principal ministro, e acusado de ser o mentor e chefe do esquema, foi colocado para fora da Casa Civil e do governo. A chamada imprensa golpista jogou e joga pesado. Tem, sim, interesse de todo tipo. Reconhecimento de que houve um grande avanço social nos oito anos em que o ex-líder sindical esteve no poder é algo que passa ao largo. Isso porque, antes de tudo, o PT durante toda sua existência até a chegada ao poder vendeu o peixe da honestidade absoluta dentro de um panorama sabidamente corrompido desde a chegada dos portugueses. Não foi o que se viu. Aí, ficou pior. Agora, talvez, os ministros do STF talvez sejam acusados de complô, como já foi ventilado. A ninguenzada vê tudo e se pergunta se vai conseguir chegar ao final do mês com alguma moeda no bolso. A democracia caminha a  passos de cágado no país que continua sendo zorra.

Compartilhe

7 ideias sobre “No país da zorra

  1. Moizés Braz

    E Agora o que o Dr Bertoldo, vai dizer, ja que houve um post dele, onde dizia que o STF, iria provar que o mensalão, era uma enganação????, que nunca existiu!!!!!!!!!!!!!

  2. Caveira

    Na comparação entre a canalha anterior à atual, vc ignororu o elemento partidário-ideológico do esquema, que era na verdade a perpetuação no poder. O mensalão era um artifício do projeto de poder de Zé Dirceu & cia. Vc ignorou — ou finge ignorar — que a cúpula petista sempre foi contra a democracia, vide as várias tentativas de censura e privação da liberdade de expressão. A idéia era transformar a democracia num zumbi carimbador de meras formalidades. Sei que vc ainda acredita na “luta de classes” e que os meios empregados se valem de tudo para chegar ao fim, “revolucionário”. Dessas tentativas, a lata de lixo da história está cheia.

  3. Zangado

    Enquanto houver eleição A CADA DOIS ANOS e possibilidade de REELEIÇÃO esqueçam governança pública.

    Essa sistemática favorece a existência de sucessivos e seguidos “compadrios” entre poderes em inúmeras formas, entre os quais o mensalão, para perpetuação das camarilhas e bandoleiros do dinheiro público na crista da onda da manutenção dos cargos e mandatos públicos em benefício de suas benesses e personalíssimos interesses.

    Inviabilizadas ficam as responsabilizações pelas improbidades e incompetências administrativas (vide, pedágio “baixa ou acaba” …) porque todos os poderes como receberam sua parte fazem olhos de mercador aos supremos interesses públicos.

    Enquanto a sociedade não inviabilizar e contrapor-se a essa sistemática ficará pagando a conta, porque a maratona seguida de eleições poe tudo na conta do esquecimento … para os malfeitores e carreiristas.

  4. O Barão da Barão de Antonina

    Vou por inteligência nesses comentário:

    “(…)Deixando de lado, claro, a troca de voto por dentadura e por um par de sapatos, que é expressão da miséria política em sua face mais degradante, eu acho é preciso prestar atenção nessa visão.

    É uma espécie de racismo social. Explico. Ninguém fala em compra de votos quando um governo conservador dá um pontapé nos juros, enriquece a clientela do mercado financeiro – que fará o possível para assegurar a manutenção dessa política no pleito seguinte. Vozes graves e olhares sisudos chegam a elogiar o massacre social que estamos assistindo na Europa, hoje em dia – da mesma foram que apoiaram a sangria dos países do Terceiro Mundo décadas atrás. Considera-se que essa é uma visão legítima no debate econômico.

    Mas quando um governo procura beneficiar os interesses dos pobres e indefesos, está fazendo compra de votos. Curioso, não?

    E é mais curioso ainda quando alguém tem o mau gosto de lembrar que outro escândalo, igualzinho, e mais antigo, foi conveniente retirado das manchetes e da televisão.

    Estou falando, claro, do mensalão tucano que, em nova homenagem a Orwell, é chamado de “mineiro”, o que é uma ofensa a um estado inteiro. O mensalão, vá lá, PSDB-MG, ficou para as calendas, embora seja quatro anos mais antigo.

    Considerando as eleições para prefeito, neste domingo, e as sentenças que nos aguardam, é impossível deixar de reparar na coincidência e deixar de perguntar: quem está “comprando consciências”?

  5. antonio carlos

    Zangado você está errado, já imaginou se houvesse a tal coincidência das eleições? Não se lembra do passado quando isto aconteceu ? Era um horror, o presidente pressionando os governadores para emplacarem os seus preferidos. Os governadores pressionando os prefeitos para elegerem os seus preferidos e aí vinham os prefeitos na mesma batida. Não se lembra disto? O que precisa acabar é com o voto obrigatório, acabar com as legendas de aluguel e com os partidinhos nanicos. Aí eu quero ver se a coisa não muda para melhor. ACarlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.