8:52Eric Hobsbawn, adeus

Da Folha.com:

Historiador Eric Hobsbawm morre aos 95 anos em Londres

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 95 anos o historiador britânico Eric Hobsbawn, após uma longa pneumonia que o manteve internado por meses em Londres.

A informação foi confirmada pela filha do historiador, Julia. Hobsbawn morreu às 6h locais (3h em Brasília) no hospital Royal Free, na capital britânica.

“Ele será uma grande perda não só para sua esposa Marlene, seus três filhos, sete netos e um bisneto, mas também para milhares de leitores e estudantes em todo o mundo”, informou um comunicado feito pela família.

Seu último livro foi “Como mudar o mundo”, publicado em 2011.Uma das principais referências no estudo da história no século 20, o autor publicou mais de 30 livros, incluídos “História do Século 20 –de 1914 a 1991”, “Guerra e Paz no século 20”, “A Era dos Extremos”, entre outros.

Filho de judeus, o historiador nasceu em 1917 em Alexandria, no Egito, na época em que o país árabe era uma colônia britânica.

Aos dois anos, mudou-se para Berlim e em 1933 para Londres, com o aumento do poder de Adolf Hitler na Alemanha.

Hobsbawn também era conhecido por sua relação com a esquerda. Em 1936, entrou no Partido Comunista inglês, do qual foi membro durante décadas até se desiludir com a União Soviética após a invasão à Hungria, em 1956.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Eric Hobsbawn, adeus

  1. antonio carlos

    Hoje no Congresso muitos deputados e senadores vão discursar para plenários vazios louvando o historiador. Alguns com conhecimento de causa, e outros só para dizer que um dia ouviram falar dele pela televisão. E outros dó porque um dia foi filiado ao Partidão, mas vão omitir que ele se desiludiu com o Partidão em 1956. Ignorância e arrogância sempre andam de mãos dadas. ACarlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.