15:56Receitas e memórias

Do jeito que veio:

Pesquisadora lança livro de receitas sobre a tradição culinária dos doces alemães em Curitiba

“As lembranças mais puras e genuínas são aquelas despertadas pelos sentidos, pois são experimentadas através das sensações, não da consciência. Ë assim quando falamos em sentidos: cheiros, sons, imagens, texturas e gostos.” (Juliana Reinhardt)

Entre Strudel, bolachas e stolen: receitas e memórias”  é um livro que conta através de receitas as lembranças vinculadas a doces alemães. Isto porque a doçaria alemã é considerada uma das mais refinadas existentes e está fortemente presente entre os curitibanos descendentes desta cultura. O lançamento do livro acontece nesta próxima quinta feira, 27/09,  na Aldeia do Beto. A partir das histórias de vida e das receitas de doceiras descendentes de imigrantes de alemães, que vivem em Curitiba, a obra resgata as tradições culinárias que resistiram ao tempo e à modernidade e permanecem na mesa de muitos curitibanos.

É o caso da família de uma das entrevistadas, Dona Rose, que apesar de ser especialista em Apfelstrudel, conhecido por nós, como o strudel, conta que suas maiores lembranças remontam à confecção dos biscoitos da vovó ou natalinos, os Mehlltoss (em alemão) feitos pela sua mãe. “Era feito fora de casa em um forno à lenha que ficava no pátio. Todas as crianças ajudavam. Depois de assado, faziam figurinhas: passarinho, meia lua. Depois passava o glacê e açúcar colorido. Faziam para colocar em latas.” Dona Rose manteve esta tradição e até hoje faz com os filhos e netos.

O que o leitor encontrará não são apenas receitas, nem tampouco apenas um livro de memórias: ele traz tudo mesclado, pois a comida é esta colcha de retalhos. Traz o que nos sustenta o corpo e a alma. Traz sentimentos. Neste caso, sentimentos ligados às origens, à família, ao passado, ao presente.

A autora é Juliana Cristina Reinhardt, doutora em História da Alimentação e também  descendente de alemães. Pesquisadora de temas sobre cultura alimentar e Patrimônio Cultural Imaterial, já publicou dois livros: A PADARIA AMÉRICA E O PÃO DAS GERAÇÕES CURITIBANAS, em 2011 e DIZ-ME O QUE COMES E TE DIREI QUEM ÉS: ALEMÃES, COMIDA E IDENTIDADE neste ano.  Também é de sua autoria o documentário “A broa nossa de cada dia”, que registrou a broa de centeio como Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba.

O livro conta com o incentivo da Lei Municipal de Cultura e patrocínio do BANCO DO BRASIL. Conta com os apoios da PADARIA AMÉRICA e as EMPADAS BRASIL CURITIBA.

SERVIÇO

Lançamento do livro Entre Strudel, bolachas e stolen: receitas e memórias”, de Juliana Reinhardt

Local: Aldeia do Beto – Rua Professor Brandão, 678

Horário: 19h

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.