13:54A PF, a Sanepar e a “fachada”

Da Gazeta do Povo, em reportagem de Katia Brembati e Felipe Aníbal:

PF classifica Sanepar como “empresa de fachada”

Segundo delegado, a companhia cobra do usuário pelo tratamento de esgoto, mas não executa o serviço. PF afirma que todas as estações da Sanepar atuam ilegalmente. Empresa foi considerada a maior poluidora do Rio Iguaçu

O alvo da “Operação Iguaçu – Água Grande” , que apura casos de poluição no Rio Iguaçu, aCompanhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi classificada pela Polícia Federal (PF) como uma “empresa de fachada”. Segundo o delegado Rubens Lopes da Silva, a companhia cobra dos usuários pelo tratamento de esgoto, mas não executa os serviços. As investigações apontam que todas as estações da Sanepar atuam de forma ilegal no estado. Por conta disso, a PF vai indiciar 30 gestores da empresa por estelionato.

A PF também apontou a Sanepar como “a maior poluidora do Rio Iguaçu”. As investigações revelam que 20% das estações de tratamento de esgoto da companhia atuam clandestinamente: elas sequer existem juridicamente e funcionam sem licenças de operação. Segundo a PF, a companhia lança os efluentes em cursos d’água sem qualquer tratamento, em “clara agressão ambiental à coletividade, à fauna e à flora”.

Nesta quinta-feira, a PF e o Ibama cumpriram 30 mandados de busca e apreensão em 19 cidades do Paraná. De acordo com o delegado Rubens Lopes da Silva, a própria Sanepar elaborava relatórios internos sobre o lançamento de efluentes nos rios e sobre o impacto ambiental causado. Os documentos, no entanto, eram considerados sigilosos e só circulavam dentro da empresa.

Há cerca de cinco anos, a Sanepar não repassa ao Ibama documentos exigidos sobre o tratamento de esgoto. Por conta disso, há 1,8 mil dias a companhia tem sido autuada, com multa diária no valor de R$ 20 mil.

Até o fim da manhã desta quinta-feira, outras quatro multas diárias, somando R$ 200 mil, foram aplicadas pelo Ibama. A estimativa é de que mais autos de infração sejam lavrados até o fim desta quinta-feira.

As investigações da “Operação Iguaçu – Água Grande” começaram em 2009. Até esta quinta-feira, as equipes percorreram – de helicóptero e de barco – mais de 15 mil quilômetros ao longo do leito do Rio Iguaçu, e coletaram mais de 430 análises laboratoriais em material, encaminhados principalmente à Unicamp.

Outros poluidores

O delegado da PF informou que, além da Sanepar, outros 180 suspeitos de poluírem o Rio Iguaçu também estão sendo investigados. Nesta etapa, no entanto, foram revelados detalhes apenas da companhia de saneamento, por apresentar o maior volume de irregularidades. Os trabalhos devem continuar.

Gazeta do Povo entrou em contato com Sanepar que, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que deve se pronunciar oficialmente sobre a investigação ao longo desta quinta-feira.

Compartilhe

6 ideias sobre “A PF, a Sanepar e a “fachada”

  1. Zangado

    A verificar, ainda, se vão ocorrer consequências.
    Muito estardalhaço.
    A poluição agora levantada a todos os quadrantes tem, no mínimo, mais de tres décadas.
    E a lei de crimes ambientais outro tanto.
    Responsabilização, até o momento, NUNCA HOUVE de qualquer autoridade ou gestor público.
    A verificar se esse elefante não vai parir um ratinho, como na fábula.

  2. Wilmar

    Pô que eficiência da PF. Esse assunto é antigo e já acontecia a tal poluição nas cabeceiras do Iguaçu desde os tempos da Boneca do Iguaçu. Tão desenterrando ossada em época de eleição. Será que algum dia esse povo que agora estpa falando isso e não de 4 anos atrás já teria coragem de beber uma aguinha do rio Palmita, Rio Atuba , Barigui e outros tantos afluente do Iguaçu. Parem com isso logo agora, acho também interessante fazermos não só uam campanha por poluição das águas, mas também por insetos, ratos e outros bichos que perambulam na noite como mariposas aranhas e por aí afora.Devemos lembrar que muitos desses dejetos são lançados nos rios de maneira grosseira a muitas veze pela própria população que não tem educação sufuciente para viver com a chamada sustentabilidade e agora por causa e somente porcausa da eleição é que está se fazendo isso.

  3. nelio freitas

    sera que a sanepar, vai devolver todo o dinheiro pago durante todos esses anos, que cobrou por um tratamento que nunca oconteceu!

  4. Juvenal

    Oh! Nelio não chegue a tanto tua vontade de ganhar a eleição, mas se isso fosse possivel, também os degetos que sairam de você deveriam ser a tidevolvidos. Que tal? Umgrande supositório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.