10:47André Vargas diz que transmissão do julgamento do mensalão é “risco para a democracia”

Do jornal O Estado de São Paulo, em reportagem de Eduardo Bresciani e Rosa Costa:

PT ataca STF e defende Lula no Congresso

Deputado André Vargas diz que transmissão online dos candidatos é um ‘risco para a democracia’

Parlamentares petistas usaram a tribuna do Congresso Nacional para fazer ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo julgamento do processo do mensalão. Eles rebateram a tese defendida pelo relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, de que houve compra de votos. Fizeram ainda protestos contra a revista Veja e o publicitário Marcos Valério pela reportagem em que o operador do esquema implicaria o ex-presidente Lula. Os oposicionistas também aproveitaram para cobrar explicações de Lula e exaltar o posicionamento do STF.

Secretário de Comunicação do PT, o deputado André Vargas (PR) fez um discurso inflamado. Classificou como “risco para a democracia” o julgamento ser transmitido ao vivo pela imprensa. “Acho um risco para a democracia que nós tenhamos, envolvendo quem quer que seja, um julgamento criminal on-line, quase um Big Brother da Justiça, no qual as questões técnicas nem sempre são levadas em conta, no qual há tentativa de linchamento moral de pessoas e partidos”.

O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), foi outro a protestar da tribuna. “Não vamos aceitar essa ideia de que aqui, neste plenário, deputados do PT compraram ou venderam votos”. Ele reverberou declaração que o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), tinha feito à imprensa. “Me chamou muita atenção o fato de voltar a essa tese com muita força do mensalão. Eu, por exemplo, acho isso uma grande falácia”, disse Maia.

Os ataques petistas se dirigiram também à revista Veja e a Valério. “Todo mundo sabe que o presidente Lula jamais se reuniu com esse senhor, jamais falou com esse senhor, jamais conversou com esse senhor. Mas a revistaVeja faz questão de colocar uma matéria que não tem a fonte, não tem a fita, não tem a prova, que não fala, só tem espuma pra acusar o presidente Lula”, protestou Tatto. Sem fazer menção direta, o deputado Zeca Dirceu, filho do ex-ministro José Dirceu, réu do processo, também fez rápido discurso que os adversários fazem uso de “mentira, calúnia e difamação”.

O tema foi debatido por petistas também no Senado. Jorge Viana (AC) desafiou Valério a falar o que sabe sobre o esquema. Já o líder tucano no Senado, Alvaro Dias (PR), afirmou que Lula mantém um “silêncio ensurdecedor” sobre a acusação de

Compartilhe

13 ideias sobre “André Vargas diz que transmissão do julgamento do mensalão é “risco para a democracia”

  1. luciano

    Esse Deputado é um bobalhão, risco para a democracia é desvio de dinheiro público para financiar projeto de poder do partidão. Todos os julgamentos são públicos, a publicidade é a maior garantia da democracia. O deputado petista ignora que não pode existir julgamento sigiloso, bom petista ignorante e mal intencionado é pleonasmo vicioso. O único atentado que existe é do pt contra o dinheiro público.

  2. Cel. Plinio Geeisel Salgado

    Golpe da direita agora? A direita realiza golpes brancos a todo momento, assustada por correr o risco de perder seus privilégios monstruosos, acumulados durante toda história do Brasil. Existe uma pretensa esquerda corrupta? Sim, existe. No entanto, nunca se viu no Brasil uma acentuada mobilidade social como nos anos de governo do PT. Por que isso nunca foi feito antes?
    A promessa sempre foi que primeiro devia ser construído o bolo para depois reparti-lo. Não era assim que nos apaziguavam? Agora que está sendo feita uma política de distribuição de renda efetiva, com fundamentos econômicos racionais, tenta-se desmerecer uma iniciativa inédita ocultando-a com o processo do mensalão, como se fosse o único problema do Brasil neste momento. Todas essas conquistas são chamadas de “feudo do PT”. Feudo era o Brasil antes do Lula e da Dilma. Seria interessante destapar os mensalões das décadas passadas. O comparativo seria espectacular.

  3. carlo maia

    Zé Beto, … e quer que a gente comente o que ?!

    Mentiras, mentiras e mentiras. E depois ficam posando de vestais da democracia ! Democracia só vale para o lado deles ?!

    Confesso que estou surpreso, pois achei que a “verdadeira COMISSAO DA VERDADE” só seria exposta publicamente em um romance qualquer a ser escrito daqui a 50 anos sobre o “mito” Lula e sua quadrilha…

  4. antonio carlos

    Agora falar a verdade é risco para a Democarcia. Então que Democracia é esta que o Brasil tem? A da mentira? Se dizer a verdade é risco para a Democracia, então prefiro viver na ditadura. ACarlos

  5. matahari

    No ano de 1789 no Brasil Colonia, a história nos conta do episódio chamado de Inconfidência Mineira, que foi uma tentativa de revolta separatista abortada pela Coroa Portuguesa. Esse insucesso deu-se, em virtude da traição de Joaquim Silvério dos Reis, devedor dos Portugueses que traiu a causa revelando aos conquistadores o teôr das reuniões em que participava. Tiradentes hoje conhecido como o Martir da Inconfidência foi preso, seu corpo esquartejado e expôsto em praça pública. Entretanto, mesmo em face desse infortunio, a Independêcia do Brasil foi conquistada quase um século depois. Cito isso para dizer que a história se repete nos dias de hoje. O enredo é semelhante, O País precisa se libertar do jugo dos alienados e corruptos que tomaram o Poder da República. Alguns “Inconfidentes” aparecem no cenário político, patriótas que pretendem um futuro melhor para a Nação e a figura dos traidores da Patria se destacam nesse cenário, semelhentes aos entreguistas de então. Tão semelhente é o episódio, que o protagonista da traição é do mesmo Estado de outrora. O quer Aecio Neves? Blindar Lula? Estaria ele em confusão mental ou seria devedor dos conquistadores? Acredito ser verdadeira a última hipótese. Se isso for verdade, teremos na modernidade mais um Joaquim Silverio dos Reis. Caminha nos fronts oposicionista, ora na linha de frente, ora enredado no escuro, sendo seus passos por vezes insondáveis, com sua presença incógnita, não revelados os seus anseios. Por onde anda quando não o vemos? Frequenta ele burlescos festivais de corruptos, rodas de achegos com poderosos? Suas ações nos autorizam a raciocinar sobre o seu entreguismo. Esse sujeito precisa ser expurgado junto com Lula da política brasileira sob pena de não conseguirmos vencer o retrocesso. Doa a quem doer.

  6. Didi Mocó

    Que besteirada neste artigo, meudesdoceujesuscristinho essa alep e os deputados federais da bancada do Paraná são os piores do Brasil, perdem para o glorioso Acre e nem chegam aos pés dos gaúchos. santodiomiohajasaco.

  7. Ivan Schmidt

    Já imaginaram um encontro do deputado André Vargas com o rei Juan Carlos, de Espanha? Hihihihihihihihihihihihihi…

  8. Juvenal

    Pelo amor de Deus. Vá sere imbecil assim ao lado do capeta. O nada nobre deputado não sabe nada sobre a lei da transparência e do acesso à informação. Gozado, quando é para mostrar a tal “ci=omissão da verdade” pode e deve, claro que deve mesmo. Agora afirmar que o julgamento do aliba e os 40,,,… que viraram 37 atenta contra a democracia, melhor ser surdo para não ouvir imbecilidade desse tipo. A outra alternativa dessa afirmativa burra é pior ainda, não ter democracia voltarmos ao regime de exceção. Era s que faltava. Mas vendo e ouvindo essas asneiras, penso que já estamos numa ditadura politica e partidária. No presente caso, o PT tá vendo aviola em caco, pois eles não são aquilo tudo que disseram, pois também fazem e participam de maracutaias, só que este caso a bomba estoura no rabo deles e não tem muito o que fazer parea jogar no colo de outros. Antes do ignóbil parlamentar, juntamente com um outro estranho senador do Acre, ficarem falando asneiras e tentar livrar e limpar a sujeira dos outros, o melhor mesmo ´ficarequietos ou pedirem ao LULA LÁ via a cá e explicar até onde e o que ele sabe de toda essa poircaria e lembrá-lo do que disse no primeiro momento e pimeira entevista na Fran, quando estourou o mensalão, Depois da caca que falou se dizendo traido, alguem deve ter dito: LLINHA você fez caca e dai foi dada a explicaçõ de caixa 2 . HO! HO! HO!,Papai NOel passou agora pouco por aqui .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.