6:13Ele é o nosso faxineiro!

Batman? Não, Joaquim, o faxineiro do Brasil

por Célio Heitor Guimarães

Recebi ontem, pela internet. E me apresso a repassar aos apóstolos de São Zé Beto:

Ele é ex faxineiro… Limpava banheiros no TRE do DF. Mineiro de nascimento, filho de uma dona-de-casa e de um pedreiro, dividia o tempo entre os bancos escolares e a faxina no TRE do Distrito Federal.

Mas era, também, apaixonado por línguas. Um dia, na certeza da solidão, cantava uma canção em inglês, enquanto limpava mais um sanitário do TRE. Naquele momento, um diretor do tribunal entrou e achou curioso uma pessoa da faxina ter fluência em outro idioma. A estranheza se transformou em admiração e, na prática, abriu caminho para outras funções. Hoje, ele é fluente em francês, inglês, alemão, espanhol e, claro, português.

Formou-se em Direito pela UNB, sendo na época o único negro da faculdade. Em seguida, foi aprovado nos concursos para Oficial da Chancelaria, Advogado do Serviço Federal, Procurador da República, Professor da Universidade do Rio de Janeiro. Ah, e ele ainda toca piano e violino desde os 16 anos de idade.

O nome dele é Joaquim Barbosa. Hoje, ministro do Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte de Justiça do país, é o relator do processo do “mensalão”. E está fazendo uma faxina no Brasil.

Compartilhe

9 ideias sobre “Ele é o nosso faxineiro!

  1. Velho de Guerra

    Não precisou de cotas protecionistas promover essa faxina.
    Não precisou de cotas protecionistas para adquirir conhecimento e mostrar competência técnica.
    Não precisou de cotas protecionistas para ter atitudes e ética.
    Precisou superar dificuldades, acreditar nas oportunidades e ter ânimo de prosseguir nas suas conquistas.É exemplo. Mas, não celebridade.
    Enfim, tem tudo para ser candidato à Presidência, menos a cota protecionista (R$) dos interesses dos eternos mensaleiros (lobistas e políticos) da república. Então, enquanto puder e deixarem, execute essa faxina moral…

  2. CELIO RIBEIRO-SENGÉS PR.

    QUANDO LI O RELATO DO CÉLIO ME EMOCIONEI. JA ADMIRAVA O MIN JOAQUIM PELAS SUAS POSIÇOES, AGORA O IDOLATRO. HOJE SOU ADV NA CIDADE DE SENGÉS, ESCOLHI ESSA CARREIRA, MAS DURANTE OS TEMPOS DA FICAULDADE GANHEI MINHA VIDA CATANDO MATERIAL PARA RECICLAGEM NO LIXAO AQUI DA MINHA CIDADE. ADMIRO JOAQUIM BARBOSA, QUE CONTINUE COM SUA FAXINA, QUE LIMPE O BRASIL E DEIXE UM LEGADO PARA HISTORIA, PENA QUE NAO CONSEGUIRAM ALCANÇAR O LULA, POIS ESTE AINDA ESTA VIVO E OPERANTE DESENJANDO ENQUADRAR OS MINISTROS DA MAIS ALTA CORTE DESTE PAIS. SALVAI-NOS SANTO JOAQUIM BARBOSA.

  3. OTACILIO ROJAS MARTINS

    Talvez seja o começo de uma Revolução da “VERGONHA NA CARA”, neste País. E este grande Mestre Faxineiro, é o nosso grande inspirador !!!

  4. CURITIBANO ROXO

    É um jurísta vituoso, que se preocupa com a coisa pública do ponto de vista moral e que não se corrompe ao poder político !

  5. Juvenal

    Simples, direto, competente e firme na defesa de ponto de vista, tudo isso aliado a t´-ecnica jurídica de julgar. Não se deixou em momento algum influenciar por questões políticas, o que demosntra o caráter reto e meritório em ocupara a cadeira de ministro da mais alta corte do pais.

  6. antonio carlos

    e com certeza não entrou nem na faculdade e nem no Serviço Público se valendo da cor da pele. Quem é competente não precisa de cota, precisa de conhecimento e mais nada. E depois dizem que os menos favorecidos não podem ser alguém na vida. ACarlos

  7. ILCA FERNANDA LIMA

    A INTELIGENCIA DO MIN JOAQUIM ALIADA A SUA FORMA SIMPLES E RETA SÃO REALMENTE IMPRESSIONANTES. É UM ORGULHO PARA NÓS BRASILEIROS UM REPRESENTANTE POLITICO DE POSICIONAMENTO IMPARCIAL. PENSEI Q ISSO NÃO FOSSE POSSIVEL NA PRATICA DA CARREIRA POLITICA. QUE BOM QUE ESTAVA EQUIVOCADA.

  8. OCTACILIO ROJAS MARTINS

    13/11/2000 – Infelizmente, o nosso ilustre faxineiro sucumbiu a tanta corrupção …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.