9:22Contestado – em livro e na telinha

Os cem anos da Guerra do Contestado vai unir a Imprensa Oficial do Estado e a RPC TV numa parceria. Um livro será lançado e uma minisérie de 10 capítulos do episódio, que começou em outubro de 1912 e durou até agosto de 1916, será produzida e transformada em DVD. Para quem não sabe o que foi o Contestado, segue a versão do Wikipedia:

Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-matemadeiradisputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.[1]

Originada nos problemas sociais, decorrentes principalmente da falta de regularização da posse de terras e da insatisfação da população hipossuficiente, numa região em que a presença do poder público era pífia, o embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma guerra santa.

A região fronteiriça entre os estados do ParanáSanta Catarina recebeu o nome de Contestado devido ao fato de que os agricultores contestaram a doação que o governo brasileiro fez aos madeireiros e à Southern Brazil Lumber & Colonization Company. Como foi uma região de muitos conflitos, ficou conhecida como Contestado, por ser uma região de disputas de limites entre os dois estados brasileiros.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Contestado – em livro e na telinha

  1. antonio carlos

    A Guerra do Contestado foi um conflito antes social do que político. Esta tragédia tão pouco conhecida por catarienenses e paranaenses pode ser comparada com a tragéida de Canudos. Mas para o nosso azar não tivemos nenhum Euclides da Cunha para relatar os trágicos acontecimentos desta Guerra. ACarlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.