8:4290 anos no ar

por Jamur Jr

O velho e bom Rádio completa neste mês de setembro 90 anos de atividades no Brasil. Nesse período levou alegria, entretenimento, conhecimento, cultura e informação para milhares de ouvintes em todos os cantos do país. Informou o rico na bela mansão, distraiu e alegrou o pobre  no barraco da favela, aliviou a solidão da viagem triste  na cabine do caminhão pelas estradas brasileiras, fez companhia ao motorista do carro de luxo no engarrafamento do trânsito, transmitiu felicidade para o pescador no mar e na barranca do rio, esteve sempre presente em todo lugar, na roça e  na cidade. O Rádio fez tudo isso e muito mais. Revelou talentos na música, na arte da interpretação, nas informações. A maioria dos grandes nomes do humor nacional nasceu no Radio: Chico Anysio, Brandão Filho, Paulo Gracindo, Zé Trindade entre outros. Iniciaram suas carreiras no Rádio, e mais tarde conheceram o sucesso  na televisão e no cinema.  O Rádio que revelou esse notáveis talentos do humor, também fez surgir grandes nomes na música. Cantores como Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Francisco Alves, Cauby Peixoto, Emilinha Borba, Marlene e Ângela Maria  abriram as portas do estrelato através do Rádio. Os programas de calouros nos auditórios das principais emissoras de rádio, nas grandes cidades brasileiras, foi onde os futuros astros deram seus primeiros passos na caminhada do sucesso.  A arte de representar revelou ao Brasil  atores e atrizes que deram brilho especial às radionovelas. Muitos deles levaram sua experiência e talento para as novelas da televisão e para o cinema. A informação, que foi sempre um dos pontos altos da programação radiofônica, revelou excelentes locutores que ficaram famosos com seus programas, sempre com altos índices de audiência. Heron Domingues, Gontijo Teodoro , Cid Moreira , Sérgio Chapelain , Adolfo Zigueli, Antunes Severo, Souza Miranda, Milton Luiz, Aírton Fagundes, Alcides Vasconcelos, Júlio Xavier Viana e Moacir Gouveia,  com suas vozes marcantes e locução impecável, foram alguns dos noticiaristas de grande destaque em seu tempo. Os anos dourados do Rádio, ou a “era do talento”, foi o tempo da programação jornalística com conteúdo. Comentaristas, analistas, cronistas,  nomes consagrados na época emprestaram talento, conhecimento e cultura, enriquecendo a programação. Tudo ou quase tudo o que foi feito nesse tempo, foi bem feito. Não há porque duvidar que esse Rádio cheio de vigor, alegria e talento possa voltar. Se existiu em época de baixo faturamento comercial e dificuldades técnicas, sem dúvida, nos dias atuais, com generosas verbas de publicidade e tecnologia avançada nas comunicações, é possível fazer o Rádio voltar a ocupar o lugar que merce.

Compartilhe

2 ideias sobre “90 anos no ar

  1. antonio carlos

    O Rádio só vai voltar ao lugar que merece, no dia em que as igrejas deixarem de ter rádios. Aí o rádio volta a ser um veículo de comunicação. Enquanto as rádios continuarem como estão, sempre será uma mídia de segunda classe, atendendo públicos de segunda, terceira e não sei quantas mais classes. ACarlos

  2. jeremias, o bom

    É marcante o fato de que todos que se propõem a escrever ou falar sobre o rádio o fazem como alguém que se refere a um amigo já falecido.

    O texto de Jamur é ótimo porém triste.

    Concordo com a tese de que as igrejas destruíram o rádio, mas acrescento que elas também tiveram nessa empreitada o auxílio luxuoso dos políticos picaretas.

    Na busca de fiéis-otários e de eleitores-otários, quem foi sacrificado foi o talento, foi a inteligência e foi a cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.