14:36Segundão!

Do G1, em reportagem de Luna D’Alama:

Brasil é o 2º consumidor mundial de cocaína e derivados, diz estudo

Mais de 6 milhões de brasileiros já usaram cocaína, crack, óxi ou merla. Unifesp divulgou segunda parte de levantamento detalhado sobre drogas.

O Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína e derivados, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com o segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo mostra que o país responde hoje por 20% do mercado mundial da droga.

Ao todo, mais de 6 milhões de brasileiros já experimentaram cocaína ou derivados ao longo da vida. Entre esse grupo, 2 milhões fumaram crack, óxi ou merla alguma vez e 1 milhão foram usuários dessas três drogas no último ano.

Nos últimos 12 meses, 2,6 milhões de adultos e 244 mil adolescentes consumiram a droga sob alguma forma. Destes usuários, 78% aspiraram a cocaína em pó, 5% fumaram seus derivados – crack, óxi ou merla – e 17% usaram as duas formas. Além disso, 27% fizeram uso diário ou superior a duas vezes por semana, e 14% admitiram já ter injetado a droga na veia em alguma ocasião.

Segundo os autores da pesquisa, coordenada pelo psiquiatra Ronaldo Laranjeira, essa é a primeira amostra representativa da população brasileira sobre o uso e a dependência de cocaína. Por isso, dá uma noção mais precisa de onde o Brasil se encontra hoje entre os consumidores da droga.

saiba mais

A pesquisa mostra inclusive uma mudança do papel no Brasil no tráfico internacional. Antigamente, o país era usado como rota de passagem para a cocaína, que seguia para os EUA ou Europa. Hoje ela já para por aqui – até 60% da droga produzida na Bolívia tem o Brasil como destino.

Nos rankings internacionais, as informações sobre cocaína e seus derivados geralmente aparecem combinadas, já que as substâncias vêm de uma pasta-base comum. Por isso, é impossível afirmar que o Brasil seja o maior consumidor de crack do mundo hoje, embora os pesquisadores acreditem nisso.

“Nenhum outro país tem 1 milhão de consumidores de crack atualmente”, afirmou Laranjeira. Pelos dados do Lenad, um em cada cem adultos no Brasil fumou crack no último ano.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Segundão!

  1. antonio carlos

    Talvez voce ainda se indigne Zé, mas eu já superei esta fase. Droga por droga o que é pior do que governos incompetentes? O Governo Federal já nos garfeo, até agora, 1 trilhão de reais, coisa aí em torno dos 500 bilhões de dólares. E vai fazer o que com toda esta grana, além de sustentar uma legião de gente que insiste em ficar em casa sem fazer nada? Ou enfiar boa parte deste Pior mundaréu de dinheiro no bolso de empreeiteiros, banqueiros e agiotas? Deste jeito nunca vai sobrar nada para os que precisam de tudo quanto é tipo de tratamento. ACarlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.