Hoje o porto de Paranaguá escoa cerca de 3 milhões de toneladas/ano em granéis. Segundo cálculos feitos por técnicos da área, com a ferrovia entre Maracaju e Cascavel e a nova que seria feita entre Guarapuava e Paranaguá, esta capacidade passaria para 25 milhões de toneladas/ano.
O Movimento Acorda Paraná pergunta:
– Cadê nossa logística?
Enquanto ficamos batendo boca a tão necessária nova ferrovia continua no papel. E não adianta culpar este ou aquela, ferrovia de bitola estreita é coisa dos séculos XIX e XX, ou seja, é coisa do passado. E com que bitola vamos descer a Serra do Mar? ACarlos
Em 1999 um estudo contratado pelo CONESUL junto a Consultoria Internacional a participação do transporte por trens no Paraná estava na faixa de 15 %. Projetavam um cenário para 2020 com a movimentação por trem precisando chegar a 45% para o estado manter o crescimento econômico. Só que depois da privatização a movimentação de cargas por trens no Porto de Paranaguá caiu contrariando a projeção, motivo pelo qual o problema das filas de caminhões tem sido constante.