9:59Oito vezes mais

Hoje o porto de Paranaguá escoa cerca de 3 milhões de toneladas/ano em granéis. Segundo cálculos feitos por técnicos da área, com a ferrovia entre Maracaju e Cascavel e a nova que seria feita entre Guarapuava e Paranaguá, esta capacidade passaria para 25 milhões de toneladas/ano.

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3 ideias sobre “Oito vezes mais

  1. antonio carlos

    Enquanto ficamos batendo boca a tão necessária nova ferrovia continua no papel. E não adianta culpar este ou aquela, ferrovia de bitola estreita é coisa dos séculos XIX e XX, ou seja, é coisa do passado. E com que bitola vamos descer a Serra do Mar? ACarlos

  2. Paulo

    Em 1999 um estudo contratado pelo CONESUL junto a Consultoria Internacional a participação do transporte por trens no Paraná estava na faixa de 15 %. Projetavam um cenário para 2020 com a movimentação por trem precisando chegar a 45% para o estado manter o crescimento econômico. Só que depois da privatização a movimentação de cargas por trens no Porto de Paranaguá caiu contrariando a projeção, motivo pelo qual o problema das filas de caminhões tem sido constante.

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