21:01Vox Populi: Ratinho, 28%; Ducci, 27%; Fruet, 15%

Do Jornal do Estado, em reportagem de Amanda Kasecker:

Vox Populi confirma empate técnico entre Ratinho e Ducci

Foi divulgada agora à noite o resultado da pesquisa Vox Populi sobre a disputa pela prefeitura de Curitiba. A sondagem, que deveria ter sido divulgada na última quarta-feira (29) se não tivesse sido impugnada a pedido do prefeito Luciano Ducci, confirma o empate técnico entre ele e o candidato da Coligação Curitiba Criativa, Ratinho Junior (PSC). Ratinho aparece com 28% das intenções de voto, enquanto o prefeito com 27%.

Gustavo Fruet (PDT) se afasta dos dois e aparece em terceiro lugar, com 15% e Rafael Greca (PMDB), em quarto, com 9%. Bruno Meirinho (PSol) atingiu 1% na sondagem e os demais candidatos não chegaram a pontuar. Outros 11% dos entrevistados não souberam responder.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de agosto e ouviu 800 eleitores. A margem de erro estimada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela Band TV e está registrada com o número PR-00087/2012.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são citados, novamente Ducci e Ratinho aparecem em empate técnico, com 20% e 18%, respectivamente. Gustavo Fruet vem na seqüência com 10% e Greca com 6%. Brancos e nulos somaram 10% e os entrevistados que não souberam responder 35%.
Contestação – A liminar que impediu a divulgação da Vox Populi foi conseguida no TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Em princípio ela tinha sido negada pelo juiz eleitoral Marcelo Wallbach Silva. A alegação da Coligação Curitiba Sempre na Frente era de que a Vox Populi descumpria as regras estabelecidas pela resolução do TSE (indicação de ponderação em relação aos critérios estabelecidos pela legislação referentes a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico).

Essa foi a quarta pesquisa que a coligação de Ducci conseguiu impedir a divulgação dos resultados. Porém a exemplo da pesquisa realizada pela IRG, a Justiça acabou liberando os números.

Próximas pesquisas – A IRG registrou no sábado (01) mais uma pesquisa sobre Curitiba. A previsão é de que os números sejam divulgados ainda nesta semana, antes do feriado de 07 de Setembro.

A Datacenso, que seria divulgada no último domingo e também foi impugnada a pedido da assessoria jurídica do
prefeito, deve ser divulgada. Na tarde de ontem (03), a corte negou recurso da Coligação de Ducci. Segundo o relator não há irregularidade na ponderação do nível econômico dos entrevistados alegada pelo candidato.

Compartilhe

6 ideias sobre “Vox Populi: Ratinho, 28%; Ducci, 27%; Fruet, 15%

  1. Ricardo Seixas

    Em todas as pesquisas Ducci está atrás, com exceção do DataFolha que sempre procura ajudar os candidatos do PSDB. Em São Paulo, enquanto o Ibope deu empate técnico entre Serra e Haddad, o DataFolha mostrou Serra mais distante de Haddad. O grupo Folha é parceiro do PSDB há alguns anos. Ducci está desesperado. Havia censurado essas pesquisas que agora foram divulgadas e acabou com o Blog do Tarso. Hoje censurou parte do programa do Greca que ao final mostraria novamente o gordinho tirando com as mãos o asfalto mal feito do Ducci. Apesar de fazer a campanha mais cara de todas, Ducci ainda precisa acionar os seus amigos do TRE para esconder dos curitibanos o péssimo prefeito que ele é.

  2. Didi Mocó

    Some o sentimento de mudança com o índice dos candidatos Fruta e Grega e terás o resultado do segundo turno.

  3. Olavo

    E o candidato dos tucanos não quer mais ser chamado pelo sobrenome de familia, que tanto orgulha-se de ser curitibana.
    Não quer associar seu nome ao do Duce italiano, o fascista Mussolini.
    Agora nosso “condutor” é só Luciano. hehehe…

  4. BARBARA

    A disputa está acirrada mas eu particularmente duvido da idoneidade destas pesquisas. Eu vou fazer minha parte tentando com meu valioso voto tirar os mesmos da prefeitura.

  5. lucas

    Nao acredito em pesquisas, tenho total confiança em Fruet, porem se ele nao chegar no segundo turno, nao sei em quem votar, na verdade nao sei quem é o pior, ou melhor falando, o “menos” pior para ser votado

  6. Amanda

    é parece que a cidade está indo de mal a pior mesmo…depois não adianta reclamarem de falta de atendimento médico e remédio nos hospitais

    os dois melhores candidatos e que demonstram realmente uma preocupação e um compromisso por Curitiba e a mudança que ela precisa ter, estão em desvantagem!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.