15:19Mutirão de presos para limpar escolas

Da Agência Estadual de Notícias:

Presos da Colônia Penal Agroindustrial do Paraná (CPAI), com sede em Piraquara, realizar realizaram no sábado passado (31) o 2º Mutirão de Limpeza Geral de Escola Pública. Desta vez, o grupo de 18 presos do regime semiaberto fez serviços de limpeza da quadra esportiva, roçada do terreno e pintura de muro, entre outros, no Colégio Estadual Semiramis de Barros Braga, localizado em Pinhais. No sábado anterior o mutirão foi realizado no Colégio Guido Straub, em Curitiba.  A ação faz parte do plano de trabalho assinado no início de agosto, envolvendo as secretarias da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e da Educação. Intitulado “Trabalho – O caminho que liberta – escola cidadã”, o plano prevê a realização de mutirões semelhantes em dez escolas estaduais selecionadas pelo núcleo regional de educação.

Para a coordenadora do projeto na Secretaria da Justiça, Rosimeiry Mostachio, “esses mutirões buscam criar um processo pedagógico no resgate da autoestima e na ressocialização dos apenados, envolvendo-os em ações de cidadania e, ao mesmo tempo, mudar o visual das escolas, contribuindo com o processo de aprendizagem dos alunos e oferecendo uma série de serviços demandados pela direção escolar”.

Três ações permeiam o projeto: realização de mutirões para pequenos reparos na infraestrutura predial da escola, por apenados do regime semiaberto; serviços de marcenaria para reforma dos conjuntos escolares, por apenados da Penitenciária Central do Estado, de Piraquara; e serviços de manutenção e reparos continuados, por apenados do regime semiaberto.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.