9:01Faltou o Zequinha

Faltou uma coisa fundamental nas homenagens ao grande fotógrafo Edson Jansen, o Magrão, que partiu no domingo. Entrevistar o Dr. Zequinha, o personagem de sua foto mais famosa, o estudante que enfrentou a cavalaria da PM com um estilingue. Zequinha virou celebridade, antes de isso ser moda, por conta da imagem. Militante da esquerda, chegou a se candidatar e faz tempo que não aparece. Seu depoimento seria muito importante.

Compartilhe

4 ideias sobre “Faltou o Zequinha

  1. Raul Urban

    Lá se foi um dos melhores amigos – o Bicho Magro, ou Magrão, como o chamávamos quando colegas em O Estado / Tribuna, onde tive o privilégio de me iniciar como jornalista ainda na segudna metade dos anos 1960. Mais: tive Edson e seu pai como mentortes na arte da imagem – minha área foi sempre texto, mas fazíamos dobradinhas nas pautas. Tive o privilégio ainda, de contar, na foto, com velhso companheiros como Portão – o major Bettes de larga saudade, com quem, em a968, se não me engano, fui cobrir a tragédia de Guaratuba, quando do desabamento de parte da prefeitura na região da baía local. Edson foi quem me fez gostar de futebol, e me carregou (literalmente) ao velho Clube Atlético Ferroviário. Afinal, como “Boca-negra”, queria discípulos. Até a extinção do CAF fui fiel ao convite, para então me transferir, não como sócio, ma simpatizante, do Atlético Paranaense. Futebol `partye, lembro quando Edson entrou na redação com a foto do Prêmio Esso. Recebeu o estímulo de outro grande mestre, Mussa José Assis. Foi um tempo aidna de estudante de Jornalismo na velha Católic, que ficava nas instalções do antigo Colégio Santa Maria, na rua XV. Da aula ao jornal, para reportagens ao lado de nomes como Jaques Brandt, Gilberto Mezzomo,Aramis Millarch, Gilberto Ricardo dos Santos, Geraldo Russi (com exceção d Jaues, todos os demais já de saudosa lembrança). Foi um tempo em que pai e filho Jansen eram “comparsas” dos repórtres a bordo dos então intrépidos Rural Willys da reportagem de O Estado, que ficava na Barão do Rio Branco, 354. Magrão, fica a saudade, a lembrança e um forte abraço, pelo tanto que soubemos a aprender e a viver. Raul Urban.

  2. Joao da Silva

    O grande Dr. Zequinha por ora está morando num longinquo país da oceania e desfrutrando de estudos com a sua Tatá e filha.
    Tá na boa!!!!!!

  3. Israel

    Que pena que o Jansen se foi.
    Lembro que a gente foi fazer uma matéria da Tribuna, num fim de semana, em que duas crianças tinham morrido afogadas em uma cava. Chegamos antes do IML e os corpos boiavam , as famílias gritavam e choravam desesperadamente. A cena era triste.

    O Jansen coçou a cabeça, ficou olhando. Depois foi em direção a dois chinelinhos, com as roupas dobradas, que estavam na margem da cava. Tirou quatro chapas e foi pro carro.
    No dia seguinte, a foto dos dois chinelinhos era a capa da Tribuna.

    Ele era um poeta da fotografia, que dava beleza a este mundo cão.

  4. Jorge Eduardo

    Nani Góis e eu promovemos o encontro do Edson com o Zequinha, em 1985, para um “Em Dia” da revista Veja, onde trabalhávamos. Edson sempre tímido e o Zequinha se revelando seu admirador. Só não conseguimos encontrar o PM do sabre. Fica o registro. Do outro Esso, o Mário Nunes, encontramos o meganha que agrediu o preso e rendeu uma grande foto ao pai da Anielle. O preso não foi localizado e o soldado – que havia sido punido na época – im plorou para não ser escancarado de novo. Combinando com o editor Nirlando Beirão, deixamos quieto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.