17:59Para Edson Jansen

Edson Jansen – Foto do arquivo do jornal Tribuna do Paraná

Retratados pelo seu olhar, leve para o eterno nossa gratidão e admiração pelo que nos mostrou deste mundo violento e poético, sujo e paradisíaco, triste e alegre. Obrigado.

Compartilhe

4 ideias sobre “Para Edson Jansen

  1. Vania Mara Welte

    Imensa perda, do profissional e do grande ser humano e amigo.

    Tive a honra e o privilégio de estar junto com Jansen no momento em que ele fez a foto que ganhou o Prêmio Esso.
    Tempos de loucura santa que guardo na memória e no coração.

    Saudades!

    Abre-se uma enorme lacuna no Jornalismo do Paraná e do País.

    Como diz o meu também querido amigo Mazza, “mais uma estrela vai brilhar no céu.

  2. Lina

    O que? o Magrão foi-se?
    Coisa triste.
    Trabalhei com ele no Palácio Iguaçu, nos tempos de Ney Braga. Ele e Osvaldo Jansen, seu pai, fazem parte da história da fotografia paranaense.
    Lembro-me dele irritado por a revista veja criticar o fato de ele mandar três ou quatro cromos de cada pauta que lhe passavam. Ele era da geração “curta metragem”, quando se fotografava em chapa e sé se tinha uma chance de acertar. Acertava todas.
    Grande admiração pelos Jansen!

  3. Raul Urban

    Fiz o comentário no Sal Grosso, mas coném repetir aqui, onde encontro o bom Kico – que me remete aos tempos em que trabalhei com Rosirene, na Folha de Londrina; em que reencontro Vânia, com quem dividi os serviços de diagramação – ela, no Estado; eu, na Tribuna, quando era vivo o Ecnock Lima Pereira. Pois é, Oswaldo & Edson; Portão; Socó e tantos outros – ah, os velhos e bons tempos que foram os na companhai do grande Mussa José Assis, l´la na Brão do Rio Branco. Tínhamos o tempo do Barriga na chefia de oficina com suas linotipos; tínhamos o ÊWnio na clicheria, mais o Joel. Tínhamos o Nankim na Cara, a Carminha – prima d |Vânia, que depois casou com Cícero Cattani; tínhamos Malu Maranhão, o sempre lembrado Karam (foi meu colega de turma, em 1970, na velha Católica da rua XV). Foi-se o Magro que, tantas vezes, comigo, dividiu a boléia dos F-350 que voavam para o norte do Paraná, transportando os jornais recém-rodados na rotativa, condeuzidos pelas mãos hábeis de um antológico motorista – Frank, que fora, no passado, motorista do consulado americano de São Paulo. Pois é: que Magro saiba, lá em cima, usufruir com as lentes mágicas o sabor do traguinho que costumava degustar no Turcão – aquele arremedo de restaurante da Barão, defronte ao jornal, onde nossas economias resultavam em pratos feitos devorados rapidamente, porque a pauta e o Pedrinho, motorista da Rural, esperavam, aflitos. Ao click mágico das recém-chegadas Nikon, depois de nos termos aventurado fotos afora com as Rolleiflex (até hoje tenho uma, lente 2:8, daqueles tempos), somava-se o som ensurdecedor dos agitados dedos nas verdes Olivetti Lexikon 80 da redação que tin ha ainda Volpini, Rodrigo de Freitas, Malu Maranhão. Tonico na diagramação com a régua de cíceros (guiardo a minha, carinhosamente), e tantos outros. Um abraço a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.