11:02Edson Jansen, adeus

Morreu neste domingo, aos 69 anos, o repórter fotográfico Edson Jansen, vítima de complicações decorrentes de uma queda sofrida no dia 2 de agosto. Jansen é reconhecido como um dos mais importantes profissionais do fotojornalismo paranaense nos últimos 40 anos, com passagens pelos jornais Gazeta do Povo, O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná. Edson Jansen ganhou o prêmio Esso de Jornalismo em plena ditadura, em 1968, com uma fotografia que entrou para a história da imprensa brasileira, ao registrar o momento em que o estudante José Ferrreira Lopes (hoje médico aposentado, mais conhecido como dr. Zequinha), de estilingue na mão, enfrenta a cavalaria da PM durante a invasão do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Jansen será enterrado às 16h desta segunda-feira no cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba.

Compartilhe

11 ideias sobre “Edson Jansen, adeus

  1. Wilson Bola

    Tive a honra de trabalhar com o Jansen no Estadinho, nos anos 1990. Profissional corretíssimo e grande caráter. O que, para o Polaco, era abobrinha, pro Edson era uma pauta a ser cumprida. e que ele cumpria com um profissionalismo irretocável.

    Influenciou os melhores repórteres fotográficos da cidade, inclusive o próprio Orlando, que certamente aprendeu muito com ele.

  2. Helio Teixeira

    O Edson, além de uma baita fotógrafo, era uma figura humana incomparável. Trabalhei em dupla com ele num período lá atrás e tinha faro e sangue de repórter. Lamentável a perda.

  3. Bitte

    Zé:
    O nosso Bicho Magro era um excelente caráter e grande parceiro – pessoal e profissionalmente. Uma temporada andou, também, no saudoso Diário do Paraná.
    Lá em cima acho que já arranjaram uma beirada de balcão, perto da parede para ele encostar e descansar o pé, pitando um cigarrinho e bebericando uma pinguinha!
    Pode me esperar por aí parceiro, só que acho que ainda vou demorar um pouco.

  4. Célio Heitor Guimarães

    Grande profissional e grande figura humana. É mais um dos da velha geração que encerra o expediente. Vai deixar muita saudade, mas já deve estar colhendo alguns flagrantes lá do Céu. Segue em paz, grande Edson.

  5. Emerson Paranhos

    Conheci o Edson. Gente de primeira. Sempre estava no local certo na hora certa. Apenas uma correção. a Cavalaria era da PMPR (regimento Cel Dulcidio) e não do Exército.

  6. Giovani Santos

    Uma dos melhores profissionais que conheci. Sua capacidade de criação no cumprimento de uma pauta era tão grande quanto fazer amigos. Um fotógrafo de gabarito em uma época de grandes fotógrafos. Edson não era estrela, mas brilhava muito mais do que muitos que se acham os melhores fotógrafos do mundo. Aprendi muito, trabalhando na Tribuna ou quando bebíamos uma no bar da viúva e depois tomávamos o rumo da Agua Verde em um fusquinha Azul que sabia o caminho, pois sempre chegava onde ele queria. Uma figura que vai deixar muita saudade.

  7. walter schmidt

    Trabalhei muito em dupla com o Edson. Fizemos grandes reportagens em Curitiba, no Litoral e no Interior. Um grande profissional e um companheirão. Uma senhora perda, sem dúvida.

  8. orlando kissner

    grande profissional, muitas abobrinhas e fuleragem juntos,fica com deus grande bicho magro.

  9. Ivan Schmidt

    Conheci o Magro na redação do Estadinho em meados dos anos 70, quando a equipe de fotógrafos era formada por verdadeiros ases: Portos, Ventelino, Jorge Graf, Carlinhos Sdroiewski (Garnizé), Oswaldo Macuco, Ito Cornelsen e tantos outros cobras… nossas fileiras estão com mais baixas que a armata Brancaleone!

  10. ricardo rodrigues

    Tive a honra de conviver e trabalhar por um bom período com o meu amigo Edson Jansen no Jornal do Estado – JE – em meados da década de 80. Em uma ocasião fomos escalados para cobrir uma invasão de terra no Município de Marmeleiro, num local chamado Fazenda Anoni (Anoni, sem H). Passamos um dia e uma noite junto com os posseiros sem-terra, enquanto entrevistava e fazia as anotações, Edson fotografava o cenário e retratava as pessoas. Jagunços e posseiros: todos na matéria. O resultado foi uma série de reportagens, pela qual conquistamos diversos prêmios de jornalismo, entre eles o Primeiro Lugar no Prêmio Habitasul de Jornalismo Econômico, segundo Lugar no Prêmio Governo do Estado e menção honrosa no Prêmio Esso de Jornalismo. Agora fica a saudade deste grande profissional e amigo: Edson Jansen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.