10:18Enigmática

O texto da semana foi publicado hoje pelo jornalista Celso Nascimento no jornal Gazeta do Povo. Pode ser tudo. Aguarda-se a versão em brasileiro. Confiram:

No conciliábulo da última quinta, tomado de súbita cólera o lépido meretíssimo negava ser do gênero fêmea de grandíssimo roedor com apêndice traseiro calvo que habita meios fétidos. Outro, numa prédica sem lógica, deixava atônito até o mais estúpido rábula. Causídico célebre por defender auxílio supérfluo à maternal supérstite, dava-se ele ao insólito desígnio de criar óbices ao prévio trânsito de públicas e jornalísticas notícias. Um despropósito! Inábil no ofício, não citou cláusulas, alíneas, parágrafos, sílaba ou vírgula do magno código pátrio… Lívido e trêmulo, sobrava-lhe fígado, faltava-lhe cérebro. Perplexo, até mesmo o sétimo do círculo aprovou sem polêmica essa esdrúxula fórmula: advirta-se o veículo e olvide-se o gramático causador da crônica cólica hepática que aflige o prático copista, notável áulico palaciano.

Compartilhe

4 ideias sobre “Enigmática

  1. orlando

    Trata-se de um texto sobre ele mesmo. Genérico e ao mesmo tempo mediano. Fígado, mesmice, livido. falta somente incrementar a figura de qualquer um que lhe interessa, de tal forma que configura ele mesmo. caso de patologia.

  2. Horácio Silva

    Quando não está babando ódio o colunista Celso Ressentimento escreve em código. Deve ser o new journalism da Escola de Navarra.

  3. Elton

    Que “idioma esquisito” é esse seu Celso Nascimento? Lí e não entendi. Fumei e não traguei. Bebí e não fiquei bebido. Então liguei pro amigo Nelson, não o Rodrigues, mas o da caserna – o Sargento que me mandou um samba:

    Fui fazer o meu samba
    Na mesa de um botequim
    Depois de umas e outras
    O samba ficou assim
    Estrambonático, Palipopético
    Cilalenítico, Estapafúrdico
    Protopológico,Antropofágico
    Presolopépipo, Atroverático
    Batunitétrico,Pratofinandolo
    Calotolético,Caranbolambolu
    Posolométrico, Pratofilônica
    Protopolágico, Canecalônica
    É isso aí, é isso aí
    Ninguém entendeu nada
    Eu também não entendi
    (Então eu vou repetir)

    Na tradução livre:

    Que assembléia de grandes ratos – não eram ratas de rabos sem pelos – que habitam os esgotos fétidos dos palácios araucanos? Notório advogado por defender auxílios supérfluos à sobrevivência maternal dos grandes ratos. Quem são os ratos que querem criar dificuldades ao transito das notícias jornalisticas de interesse público? Sabemos que habitam meio fétido, logo habitam o centro de Curitiba que fede esgoto que jorra nas galerias pluviais. Pode-se dizer que tem merda no cérebro. O cortesão quer que esqueçamos o crítico e que a advertência caia sobre o veículo ou jornal – seria a Gazetona?

    Alguém pode arriscar outra versão? Quem são os sete?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.