11:13PARA NUNCA ESQUECER

Luiz Solda nasceu no dia 22 de agosto de 1952

Luiz Solda nasceu em Itararé e é tão nobre quanto o Barão. Ele sobreviveu para que eu o encontrasse. Eu posso delirar a vontade. Sem ele saber, claro. Eu ainda estava na Vila, lá em Sampa, quando olhei seu traço no Pasquim e ri da desgraça do mundão. O nome completou a liga. Nunca mais desgrudei. Vim para Curitiba e me perdi de um lado. Ele estava perdido do outro. Nunca nos encontramos, apesar de amigos comuns, como a Lina Faria, mãe da nossa Tarsila. Ele se hospedou no Bom Retiro. Eu, no Pinel. A vida baixou nos dois e um dia nos encontramos. Faz pouco tempo. Amor ao primeiro silêncio. Solda é muito mais tímido do que eu era quando a existência para mim era um bloco era um bloco de concreto maior que o Himalaia pesando na minha alma. Se não rir não tem graça. Um dia ele me falou ou escreveu algo assim e eu adotei como filosofia que espalho, assim como digo que Zé Trindade, Costinha e Didi Mocó são meus gurus, entre outros. Começamos a namorar com o consentimento da Vera, dele, e da Sonia, minha. Trocamos palavras ao telefone e mensagens onde vem um cartum e vai uma foto. Desejamos sempre – e foi ele que começou – um divirta-se, saúde e, paras encerrar, um sensacional foda-se. Ter um ídolo como amigo é coisa para privilegiados. E eu invejo o Solda. Inveja boa, como dizem, principalmente porque ele tem uma perua Fiat Panorama branca de mil novecentos e nada e meu Santanão é muito mais novo, tem só 17 anos de uso. Combinamos até nos traços paranoicos. Ele, como todo gênio da raça, é tão seguro quanto um pudim de leite cavalgando um touro num rodeio. Ele começou a publicar seus desenhos aqui porque, vejam  só!, pediu. Minha alma saiu do corpo e foi saltitar de felicidade na rua. Solda é um dos maiores cartunistas do Brasil. Na cidade que adotou luta para manter os sinais exteriores de pobreza, como diz. Diz e escreve. Além de tudo, o sessentão aí é poeta, é repentista, é uma coisa! Há um tempo atrás a filha dele telefonou por algum motivo e foi perfeita como o pai no humor certeiro : “Não sei se te chamo de madrasta ou padrasto”. Na verdade sou apenas um privilegiado de ter como companheiro da turma de sobreviventes o aniversariante do dia. Parabéns e obrigado.

Compartilhe

10 ideias sobre “PARA NUNCA ESQUECER

  1. Pingback: 60 anos | Solda Cáustico

  2. Célio Heitor Guimarães

    Parabéns aos dois. Não apenas pelo aniversário, mas pelos seres humanos que são. Saúde, força, muita força, e vida longa para ambos.

  3. Ricardo Silva

    Conhenço o moço, pouco, de desenho, de letra e de falar também. Conheço muito pouco mesmo. Mas sua amizade é completa. Meu velho amigo de poucos meses. Obrigado e parabéns.

  4. renata

    Lendo rapido, vi: o sol nasceu no dia 22 de agosto. E é isso, um cara único, vital para tirar o mofo curitibano. Viva o SOLda!

  5. Tarsila Faria e Silva

    Parabéns Solda! Muitas felicidades e saúde sempre.
    Até eu fui citada na sua homenagem, que honra. Beijão.

  6. Lina

    Soruda-san, meu querido e velho amigo, queria hoje e sempre poder fruir dessa amizade.
    Estou numa dessas missões de imersão nessa cidade, mas você – e a Vera sabe!- é um dos amores da minha vida, como outros citados pelo
    Zé Beto, que tambem participa desse elenco.
    Puxa, e eu nem te telefonei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.