11:57A história da ACP contada em livro de Nilson Monteiro

A Associação Comercial do Paraná informa:

Uma história de representatividade

Livro revisita a trajetória da associação comercial mais antiga do Paraná e terceira do País

O leitor paranaense poderá contar com uma obra que ajuda a montar a história do Estado por meio dos interesses e bandeiras de sua classe empresarial. O livro “Pedaços de muita vida – A história dos 122 anos da Associação Comercial do Paraná”, escrito pelo jornalista Nilson Monteiro, será lançado no próximo dia 20, às 19h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer. A publicação documenta a história da entidade e sua atuação comunitária desde seu primeiro presidente, o empresário Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, até ao atual, Edson Ramon.

Em 416 páginas, além da abordagem histórica da entidade e de sua atuação como prestadora de serviços ao empresariado, o livro traça também um perfil da economia, da política e da história de Curitiba e do Estado “e sua correlação com a atuação dos empresários. Foi fundamental, por exemplo, a participação do Barão na Revolução Federalista de 1894, ao negociar com os maragatos para não destruírem a cidade, assim como é fundamental os dirigentes atuais se posicionarem contra desmandos anticonstitucionais”, comenta Monteiro. 

“Pedaços de muita vida” traz desde registros contundentes da história do Estado, como a participação, no mínimo com a omissão, de Vicente Machado,”oligarca estadual”, no episódio do assassinato do Barão do Serro Azul, passando pela “Guerra do Pente”, até à derrocada da economia cafeeira, a fatos significativos para o associativismo, como a “confusão” entre a Junta Comercial do Paraná e a ACP, por esta ter sediado a Junta em seus primeiros tempos, a criação pela entidade do conhecido Seproc, que virou verbete, e a sua postura em acontecimentos estaduais e nacionais. Há o registro da atuação de todos os presidentes da ACP e suas respectivas diretoriais. “Inclusive, há coisas curiosas, como o fato de ter havido várias eleições na entidade com chapas concorrentes, ao contrário do que normalmente se pensa, que foi só em 1990. Há, inclusive, um pleito em que a diretoria vencedora não aparece para tomar posse”, diz Monteiro.

“Pedaços de muita vida”, que acrescenta rico material fotográfico tanto antigo quanto atual, começou a ser escrito no final da gestão da ex-presidente Avani Slomp Rodrigues (2008/2010) e será lançado na atual gestão, de Edson Ramon. “Espero que as pessoas o leiam e o entendam como o demonstrativo claro dos pilares da existência da ACP: a sua representatividade política e a excelência de seus serviços ao empresariado paranaense”, afirma o presidente. O livro tem apresentação do professor Belmiro Valverde Jobim Castor, que entende que a atuação da ACP em seus 122 anos de história “vai muito além da defesa dos interesses corporativos”.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.