10:42O que faltou no pacotaço

Do analista dos Planaltos:

Se os especialistas que elaboraram o plano do governo federal para melhoria no sistema de logística e transporte do Brasil repetiram no resto do País o desconhecimento sobre as necessidades paranaenses, arrisca o plano empacar, como o PAC. O que faltou para o Paraná, segundo os quem entende no pedaço:

Ferrovias

Novo ramal ferroviário entre Guarapuava e o Porto de Paranaguá. Sem isso, os gargalos logísticos continuarão travando as exportações, gerando custos desnecessários de transporte para os produtores, o que reduz a competitividade do Estado.

Paraná e Mato Grosso do Sul lideraram um movimento para a construção de um trecho ferroviário ligando Cascavel – Guaíra – Maracaju. A Valec autorizou o estudo de viabilidade econômica. No atual plano federal a linha vai de Maracaju para Cascavel, e dali para Mafra.

O contorno ferroviário de Curitiba é outra obra essencial. Além de melhorar a questão logística, trata-se de um projeto que ajuda a reduzir problemas de mobilidade na capital e cidades do entorno.

Rodovias

BR-163: Corredor de integração do extremo oeste do Paraná. Sai de Guaíra e chega em Barracão. Tráfego chega a 8 mil veículos dia. Necessidade: duplicação entre Capitão Leônidas Marques e a divisa com SC e entre Toledo e Marechal Cândido Rondon;

BR-153: A Rodovia Transbrasiliana corta o País. No Paraná está o único trecho não implantado da estrada, entre Alto do Amparo – Imbituva. Fundamental para facilitar o tráfego pesado de cargas do Sul para o resto do país, e vice-versa. A obra não está no orçamento do DNIT/PR, mas está no PAC.

BR-487 – Estrada Boaideira. Trecho de ligação entre o Sul e o Centro-Oeste do País. O Paraná pede a implantação do trecho Porto Camargo – Cruzeiro do Oeste e a construção entre Campo Mourão e Cruzeiro do Oeste;

BR-101: Rodovia Translitorânea. As obras previstas para esta rodovia devem ocorrer somente na Bahia. O Paraná pleiteia a construção de corredor entre a divisa de Santa Catarina – Paranaguá – divisa de São Paulo na faixa do Litoral.

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13 ideias sobre “O que faltou no pacotaço

  1. mario

    Vcs precisam conhecer a visao estrategica que o atual Governo tem do Estado do Parana…. È de dar pena…..
    Mario

  2. Manoel

    Três perguntas:
    Se o Governo Federal não fez ‘nada’ para que o Paraná fosse incluído no PAC, o que fez o governo estadual além do mimimi de agora?

    O governo estadual vai buscar as devidas parcerias privadas para que essas obras sejam realizadas ou vai seguir na inércia de sempre?

    Cabe ressaltar que (segundo infográfico da Gazeta) o estado de São Paulo tem apenas duas linhas e Santa Catarina e Rio Grande do Sul (estado da presidenta) apenas uma linha de investimento. Ou seja, os problemas regionais cabem a esfera estadual…

  3. Junior

    É uma barbaridade! o governo do Paraná está sem nenhuma articulação no plano federal, nossa bancada não se mexe e tudo acontece à nossa revelia. Enquanto isso, o Beto fica com aquele ar de paisagem fazendo discursos vazios e decorados. Se não se cuidar, o Paraná também vai ter de devolver o porto de paranaguá ao governo federal…………..

  4. O Barão da Barão de Antonina

    Nesse governo não existe nenhum planejador, só dá lombo liso. Planejamento de lombo liso é só, passar no caixa bancário para receber o seu salário.

  5. GUMERCINDO SARAIVA.

    ZÉ BETO,

    O que faltou nesse novo Programa de Infraestrutura, que deve ser ” PRA VALER “, são os projetos técnicos de viabilidade econômica e sua integração na malha intermodal do Brasil.
    O PARANÁ NÃO TEM PROJETO. O atual governanteo Richa 2, só pensa em política, fitness pessoal e festa.
    ESQUEÇAM. Dona DILMA e o governo federal poderão apoiar o quê ? O PARANÁ NÃO TEM PROJETO.
    Portanto, vai ser o bestialógico político ( discursos ) que não leva a lugar nenhum.
    PARANAENSES; ESTAMOS AFUNDANDO.
    Cruzem a divisa com Santa Catarina. É VISÍVEL O QUE ACONTECE POR LÁ.
    Enquanto isso, nós aqui ficamos… trocando caneladas, sem saber o que queremos.

  6. Parreiras Rodrigues

    Ai pinta uns e outros e culpam o Governo pela não inclusão do Estado – O maior produtor de safras de todo o país – na lista das concessões.

    Os três ministros não sei prá quê, persistem na prática de barrar beneficios pros adversários, prá, quando tratarem das suas eleições, se apresentarem como salvadores da horta de agrião.

  7. Elton

    Que isso Parreira Rodrigues?
    Abra o olho rapaz. O horizonte é vasto e você com olhar míope! Acorda pra vida. Contemplar o que meu caro? Jogar dinheiro sem projeto? Quando saiu o PAC da mobilidade Curitiba já tinha o projeto do metrô e foi contemplada com quase metade da verba para viabilizar esse projeto.
    O Beto só quer saber de manter o topete armado, fazer farra com os seus amigos que deitam e rolam nas verbas públicas e não fazem nada (como bem disse o amigo acima: “lombo liso”).
    Quando a Maria Arlete Rosa era Diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar no Governo Requião, quando anunciavam alguma verba a fundo perdido tanto da CEF quanto de bancos de crédito internacional como o JBIC, já tinha muitos projetos de expansão e implantação de rede coletora de esgoto na manga (incluindo projetos de educação socioambiental), apesar de seu estilo truculento fez muito pelo saneamento no Paraná com sua equipe. O que estão fazendo na Sanepar agora? Só consultoria privada em cima de consultoria e nada muda, nada fazem. O lucro da Sanepar no ultimo trimestre, com os aumentos da tarifa, é equivalente ao lucro de todo o ano de 2010 e não querem dividir o bolo com os funcionários.
    Governo reacionário e incompetente.

  8. O Barão da Barão de Antonina

    A turma do DAS do Governador BR-101(Beto Richa/101 a Rodovia translitorânea que não passa no Paraná) só leem a Gazeta do Povo/Folha de São Paulo/Veja…e não sabem o que esta acontecendo no Brasil, pois nessa mídia não se publica o que o governo da Dilma está a fazer pelo Brasil. No governo do BR-101, não tem beque de antecipação, só beque de espera(salário no fim do mês). Hoje eu estou muito pândigo. Hihihihihihihihihi- tenho licença intelectual do Zé, pois comprei do Baianinho.

  9. Paulo ...

    Não foi por falta de alertas de que o Governo do Estado vinha sendo enganado quanto aos projetos ferroviários de expansão da malha no Paraná. Na verdade a ALL não quer que esse projeto avance sem cair nos braços dela o dinheiro do BNDES para a construção desses trechos ferroviários. Só a equipe do Beto não consegue enxergar essa realidade!

  10. GUMERCINDO SARAIVA.

    Meu caro BARÃO DE ANTONINA ;

    Meus parabéns pela qualificação desse governadorzinho que temos ; BR 101.
    Muito, mas muito melhor do que :
    – Piá de Prédio,
    – Genro da dona DIDI
    – Ar de Paisagem, ou ar blaisé.

    AMIGOS, VAMOS TENTAR ” COLAR ” essa nova denominação, assim ele não emplaca em 2014.

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