10:24A cidade e a tartaruga

Do rádio-escuta:

O ex-governador Jaime Lerner foi entrevistado nesta manhã na rádio CBN, em rede nacional. Pra variar deu uma aula sobre cidades e comparou, entre outras sacadas (“precisamos metronizar os ônibus”), uma cidade a uma tartaruga. “Tem habitação, movimento e seu casco se parece com um desenho urbano. Se tirarmos o casco, ela morre”. O que ele quis dizer com isso? Que o trabalho deve estar próximo à moradia. Sobre as eleições, Lerner disse que é preciso acabar com promessas. “Qual  a ideia, o sonho, o projeto das pessoas, definir com clareza o que a população deseja”, questionou. E respondeu:  “Cidade é vida, trabalho e lazer. As questões são a mobilidade, a sustentabilidade e a convivência. Não adianta morar em condomínios afastados pensando em segurança. Quanto mais alto o muro, mais gente estará esperando lá fora. É necessário tolerância”.

Compartilhe

7 ideias sobre “A cidade e a tartaruga

  1. lukas

    Concordo com Lerner, em nº, gênero e grau. Pratico a risca a lição que aprendi com ele, lendo e ouvindo suas palavras. Mas acho que o tapa na cara não vale só pra político, e sim pra sociedade toda, principalmente aqueles que se enfiam no seu confartável mundinho e acham que pagar imposto (e olhe, lá) é o máximo da contribuição e que isso lhes dá argumentos pra exigir mais e mais asfalto pra circularem com seus carros de luxo ou de IPI reduzido, segurança na porta do seu condomìnio e assim vai.

  2. antonio carlos

    Como sempre as palavras do mestre. Mas o Jaime ainda não entendeu que santo de casa não faz milagre. ACarlos

  3. Luiz Fernando Pereira

    Aposto como ele falou pela enésima vez que “em São Paulo, 84% dos deslocamentos ocorrem na superfície”. Quanto a morar perto do trabalho, isso sem dúvida é ótimo. Entretanto, na maioria dos casos não passa de utopia. Primeiro: dificilmente alguém trabalha a vida toda no mesmo lugar. Segundo: será que um diretor ou gerente de empresa localizada na CIC moraria na CIC?

  4. Wagner Wolff

    Quem criou esse mito de cidade perfeita foi ele e agora e ele fala como se tivesse a solução para todos os problemas seja daqui ou qualquer cidade no Brasil . Por que ele não anda de onibus no sistema que é ¨modelo¨para o mundo .

  5. zangado

    Com Lerner acabou a faculdade de pensar, planejar e executar o urbanismo de Curitiba.

    O que tivemos na continuação foi a sucessiva maratona por cargos e mandatos públicos municipais com vistas a outros cargos e mandatos e assim por diante – a governança pública foi relegada ao quinto plano de preocupações.

    Eleições a cada dois anos e reeleição os males do Brasil são !

    Até Lerner sofreu desse mal.

    O povo pode acabar com isso, se quiser parar de herdar os mesmos problemas e acreditar em promessas não cumpridas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.