17:14Ação de investigação

Da assessoria de imprensa de Gustavo Fruet:

“Curitiba Quer Mais” entra com ação contra prefeito por abuso do poder político

A coligação “Curitiba Quer Mais” entrou, nesta quinta-feira (9), com Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o candidato à reeleição, prefeito Luciano Ducci, por abuso do poder político. Os detalhes da ação foram repassados a imprensa pelo coordenador geral da coligação, Gerson Guelmann e pelo coordenador jurídico, Luiz Fernando Pereira, em entrevista coletiva nesta tarde.

“Não é nossa intenção ganhar esta eleição no tapetão. A ideia é fazer com que eles cessem o uso da máquina. Recebemos, diariamente, várias denúncias de abuso da máquina pública nesta eleição. Mas só entramos com ação quando temos provas concretas, como estas que apresentamos agora”, afirmou Pereira antes da exibição das provas.

A ação tem como base uma série de provas recolhidas pela coligação Curitiba Quer Mais a partir de denúncias, principalmente de servidores do município, relativas ao uso da estrutura da Prefeitura em benefício da campanha de Ducci.

Entre as provas, foram exibidos dois vídeos. O primeiro (http://youtu.be/T5hKSg_CdyE) mostra imagens de trabalhadores – com uniformes idênticos aos usados pelos funcionários que prestam serviços a administração do Município – pavimentando o estacionamento do comitê do candidato à reeleição. O Comitê foi inaugurado na última sexta-feira (3), em Santa Felicidade – esquina das ruas Antonio Escorsin com Toaldo Túlio.

O trabalho no comitê foi todo supervisionado por servidora da Prefeitura, devidamente uniformizada. “Participo de campanha políticas há 17 anos e nunca vi tanto zelo na organização de um comitê, como a feitura dessa calçada. Esta ação da campanha de Ducci passa uma sensação de onipotência por parte deles, de que tudo é possível se fazer”, avalia Guelmann.

Pereira lembra ainda que funcionários do comitê do candidato à reeleição fotografaram a placa do carro da equipe de filmagem que fez as imagens da pavimentação do comitê. “No dia seguinte (quarta-feira), a polícia civil visitou a locadora do veículo, questionando o porquê do veículo estar no comitê no dia anterior. Insinuando que o veículo estaria sendo usado em uma ação criminosa, ilegal. Uma clara tentativa de intimidação daqueles que foram flagrar o uso da máquina”, comenta.

Hospital do Idoso

O segundo vídeo (http://youtu.be/1DbUYv2pJJE) mostra a operação montada pela Prefeitura para tirar funcionários e pacientes das unidades de saúde e levá-los para aplaudir o candidato à reeleição e seu padrinho na inauguração do Hospital do Idoso, no último dia 29 de março. O transporte dos servidores foi feito com Kombis da Prefeitura e ônibus da frota de transporte público da cidade. “É algo escancarado, com completa ausência de temor de uma punição. A saúde da cidade está caótica, com pessoas morrendo a espera de atendimento nas Unidades de Saúde. Ainda assim, eles tiram funcionários para aplaudi-los na inauguração do Hospital do Idoso”, dispara Guelmann.

Além das ações informadas a imprensa nesta quarta-feira (9), outras denúncias de uso da máquina em campanha estão sendo investigadas. A maioria delas recebidas a partir de denúncias encaminhadas pelos próprios servidores, que não concordam com a prática.

1 – Uso de Kombis da Prefeitura na campanha;

2 – Uso de telefones do Governo do Estado e da Prefeitura para marcar reuniões de campanha e mobilizar militantes e comissionados;

3 – Pressão para que servidores concursados trabalhem na campanha, sob ameaça de retaliação;

4 – Comissionados utilizando as redes sociais e emails para atacar adversários e divulgar candidatura do prefeito;

5 – Uso de imóveis públicos para eventos de campanha;

6 – Uso da máquina pública para promover benfeitorias em comitês e escritórios da campanha;

7 – Membros do primeiro escalão do Governo do Estado e Prefeitura usando carros oficiais para ir a eventos de campanha;

8 – Uso de programas sociais com fins eleitorais.

Compartilhe

5 ideias sobre “Ação de investigação

  1. Angela

    Meu voto é do Fruet. Mas essa organização da campanha dele tá de lascar. Prá quê marcar coletiva? Vai lá, ajuiza a ação e pronto, espera o resultado. Infelizmente acho que ele está muito mal assessorado.

  2. Sabrina Silva

    Qual o exemplo que a prefeitura de Curitiba está passando para todo o Estado? A capital tem esse tipo de problema? O prefeito esta usando a prefeitura como se fosse brinquedo dele? Chega disso, fui muito a favor do Beto, e hoje me arrependo e pago por ter acreditado nele. Não quero me culpar de volta. Chega dos mesmos, quero uma Curitiba diferente, quero uma Curitiba sendo um exemplo de Cidade para todo o País.

  3. amanda

    pra mim isso não é novidade nenhuma! O Ducci usou e abusou do poder público durante o mandato…

    na minha opinião tem coisa aí sim…não me entra na cabeça o prefeito dizer que nao usou nenhum pouco o poder municipal para sua campanha! Vamos ver ai, mas logo logo o rei do gado cai de 4

  4. Ronaldo Ross

    E a grande culpa foi ter dado credibilidade no Beto, como disse a Sabrina, Acreditamos nele e quebramos a cara, como se ja nao bastasse, lancou Ducci na campanha e levou…..

    VAI ENTENDER NE

  5. Elias

    Por mim tanto faz. Pelo menos o Ducci tá ficando com as orelha em pé e tá parando de fazer asfalto em rua asfaltada…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.