8:54Onde está o perigo

por Sergio Brandão

Vejo no Bom dia Brasil que mais de 300 policiais militares trabalham do lado de fora do STF para garantir a segurança no julgamento do mensalão. Me parece haver um grave erro de avaliação nessa história. A segurança não deveria estar de olhos bem abertos, mas do lado de dentro do STF ? Ou acham mesmo que os curiosos do lado de fora são mais perigosos?

Compartilhe

Uma ideia sobre “Onde está o perigo

  1. Pedro Herbarium

    JR de Dallas, o julgamento do ‘mensalão’ como showmício de campanha, a legislação eleitoral não proíbe?

    Só falta a Globo escalar Galvão Bueno para narrar o julgamento do “mensalão”

    “Gurgel tropeça na bola e Gilmar apita: penaaaaalidade máxima! E aí, Arnaldo? Olhando o replay não foi pênalti contra o time do PT, mas do ângulo que o juiz Gilmar estava, ele pode ter confundido, ele não viu”.

    Até aqui o texto foi piada, mas a cobertura dos barões da mídia no julgamento do chamado “mensalão” está mais para o ôba-ôba das promoções de lutas de Vale-tudo (UFC) do que para noticiário político sério.

    Requentam os velhos bordões e chavões martelados durante sete anos, sem buscar aprofundar, nem informar a verdade.

    Como é o sistema político brasileiro? Permite coligações de partidos? Sim. O financiamento de campanha eleitoral é exclusivamente público? Não. Os partidos são obrigados a passar o chapéu no empresariado, se quiserem concorrer com chances.

    É óbvio que partidos coligados também precisam de dinheiro para financiar a campanha de deputados, senadores, prefeitos, vereadores, etc. O empresariado sempre prioriza doações para quem tem poder de mando, ou seja, para o partido cabeça de chapa. Logo é natural que partidos coligados também exijam que o cabeça de chapa repasse parte das doações. E, até prove em contrário, foi apenas isso que Delúbio Soares fez, errando apenas quanto ao chamado caixa-2.

    A função de Delúbio era fechar as contas partidárias. Ele buscava doações ou empréstimos e cumpria os acordos partidários entre os partidos para disputarem eleições, e não para a governabilidade. O próprio Delúbio não tinha obrigação e nem como saber o que era feito do dinheiro depois que ia para outros partidos ou candidatos, e nem o que era feito do dinheiro antes de entrar como doação ou empréstimo, afinal como saber o que se passava dentro da gestão das empresas privadas que doavam ou emprestavam?

    A lei é assim. É uma porcaria de lei, porque empreiteiras, bancos e até bicheiros financiam campanhas, em geral buscando vantagens futuras nos governos. Os governos eleitos tem que ser muito populares, como foi Lula, para ter como resistir aos ataques de corruptores sem ser derrubado (como tentaram) e ainda ser reeleito.

    Mesmo resistindo, como o estado brasileiro é grande (e tem que ser, para sermos uma grande nação e haver democracia popular), lobistas acabam conseguindo se infiltrar pelas bordas. Mas são casos à parte, são elos fracos da corrente que se rompem, e que órgãos como CGU vivem tendo que expulsar do serviço público, e que a Polícia Federal vive tendo que fazer a faxina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.