15:01Ídolos e celebridades

por JamurJr

Uma atriz global e dois cineastas trabalham na produção de um filme que pretende contar tudo sobre a carreira do jogador de futebol Neymar. Como o craque tem 21 anos e pouco tempo de uma carreira que está no seu início, a notícia surpreende – mas até certo ponto. O normal seria alguém fazer um filme sobre a carreira de ídolos que já se aposentaram, mostrando o que fizeram, como fizeram etc. Mas, no caso de Neymar, há uma justificativa oculta: vivemos num país que precisa de ídolos e por isso eles são produzidos com a velocidade de um chute do lateral Roberto Carlos. Os ídolos e celebridades nacionais têm um prazo de validade muito curto, talvez até pelo fato de surgirem apressadamente, forjados em esquemas de marketing que exigem rapidez na criação, e nenhum compromisso com a durabilidade do “produto” colocado no mercado consumidor. O ator que surge como possível ídolo numa novela muitas vezes não consegue chegar na próxima com o mesmo prestígio e a adoração dos telespectadores. O mesmo ocorre com os cantores, muito embora os sertanejos modernos consigam permanecer mais tempo em cartaz, graças a bons programas publicitários que envolvem suas atividades. No caso dos jogadores de futebol, o complicador é o tempo de validade. Um craque com 20 anos de idade pode acabar meio esquecido com a camisa do Íbis muito  antes de  completar a chamada idade madura de 40 anos. A velocidade com que se criam novos ídolos é um imperativo de um mercado que está sempre à procura de uma referência na música, nas novelas, nos campos de futebol, já que na poíitica há pouca coisa, ou quase nada para  admirar e servir de exemplo. Louve-se nesse trabalho profissional de grande folego a capacidade de jornalistas, publicitários e marqueteiros que, em tempos de internet, satélite, etc,  formam a base de sustentação para a rápida e eficiente produção de ídolos e celebridades que o país, infelizmente, tanto precisa.

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