9:26Para lembrar o “Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho”

Pela causa:

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho.

Era um período de fragilidade no tocante à segurança dos trabalhadores no Brasil. O número de acidentes de trabalho era tamanho que começaram a surgir pressões exigindo políticas de prevenção, inclusive com ameaças do Banco Mundial de retirar empréstimos do país caso o quadro continuasse.

Hoje, 30 anos depois, não se pode pensar uma empresa que não esteja preocupada com os índices de acidentes de trabalho. A segurança dentro da empresa é sinônimo de qualidade para a mesma e de bem-estar para os trabalhadores. Financeiramente, também é vantajosa: treinamento e infra-estrutura de segurança exigem investimentos, mas por outro lado evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados.

Acidentes de Trabalho em 1972
Trabalhadores: 8.148.987
Acidentes: 1.504.723
Mortes: 2.854

Acidentes de trabalho em 2010
Trabalhadores: 44.068.355
Acidentes: 701.496
Mortes: 2.712

Fonte: IBGE

Compartilhe

3 ideias sobre “Para lembrar o “Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho”

  1. marcelo santana

    o governo federal estadual e municicpal tem que fiscalizar melhor as empreiteiras e terceirizadas que prestam serviço ao estado, muitas delas não tão nem aí com a segurança dos trabalhadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.