15:00Ed Lincoln, adeus

Do IG:

Ed Lincoln, o “Rei dos Bailes”, morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

Músico estava internado há dez dias e foi vítima de insuficiência respiratória

O arranjador Ed Lincoln, conhecido como “O Rei dos Bailes”, morreu nesta segunda-feira aos 80 anos, vítima de insuficiência respiratória. Ele estava internado há dez dias no Rio de Janeiro. O enterro está marcado para o meio-dia, no cemitério São João Batista, em Botafogo.

Nascido no Ceará, Lincoln mudou-se para o Rio de Janeiro em 1951 e começou a tocar baixo e piano na famosa boate Plaza, ao lado de nomes como Johnny Alf e Dick Farney. Em 1955, formou seu próprio grupo e gravou seu primeiro compacto, “Amanhã Eu Vou / Nunca Mais”./3

Nos anos 1960, já tocando órgão, fez fama como músico de bailes e lançou discos como “Uma Noite na Cangaceiro” (1962) “Seu Piano e Seu Órgão Espetacular” (1965). Em 1963, sofreu um acidente automobilístico que o deixou afastado da música por sete meses e limitou seus movimentos para o resto da vida.

Ouça a música “Meu Querido Amor”, com Ed Lincoln

É considerado um dos precursores do samba rock, além de ter revelado cantores como Emilio Santiago e Toni Tornado, ambos crooners de sua banda.

Nos anos 1970, afastou-se dos bailes e passou a atuar como músico de estúdio, além de lançar discos com regravações de sucessos internacionais feitas sob pseudônimos como Orquestra Los Angeles. Nos anos 2000, foi redescoberto na Europa e gravou com artistas como Marcelinho da Lua e Ed Motta.

No ano passado, a gravadora Discobertas relançou seis de seus discos, gravados entre 1960 e 1966, na caixa “O Rei dos Bailes”. Sua vida também foi tema do documentário “Ed Lincoln – O Rei do sambalanço”, em fase de finalização.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.