18:21Cuidado com gato acuado

de José Maria de Aquino*

João José Rath, que com todos os méritos era chamado de gênio por seus amigos na redação da Placar, anos 70, ensinou-me certa vez que os gatos são naturalmente doceis e amigos, quase tanto quanto os cães. Manhosos, amam a liberdade, como todos nós, mas podem se tornar extremamente agressivos quando acuados.

“Um gato é capaz de matar uma pessoa se, acuado, não encontrar outro caminho para fugir”.

Nunca esqueci as lições do gênio Rath, e sempre respeito, mais do que temo, os gatos, dos quais, como dos cães, procuro guardar distância.

O gênio João Rath nos deixou há alguns anos e, na certa, não ensinou as manhas dos gatos para muitas outras pessoas, especialmente policiais e promotores de justiça. Tivesse, e algum deles teria lembrado de não confinar torcedores, transformandos-os em gatos acuados.

São homens, animais racionais, e como os gatos, irracionais, mas inteligentes, gostam e querem liberdade. São responsáveis por seus atos, e por eles devem pagar, como todos os demais, – os colarinho branco, inclusive – se infrigirem alguma lei.

Um pouco tarde, mas antes tarde do que nunca, responsáveis pelo policiamento nos campos de São Paulo, estão descobrindo – O Estado de São Paulo, 24/3/09 – que a redução de cotas (de ingressos para torcedores dos times visitantes – aumentou (ao contrário de diminuir) a tensão  nos estádios.

A razão parece muito simples – porque se sentem como gatos acuados. Assim como é simples saber que as pessoas – e não apenas torcedores – se tornam “mais valentes” quando em grupo.

Libertem, pois os gatos. Não forcem a formação de grupos. Permitam que a liberdade abra as asas sobre todos – como sempre foi. As brigas continuarão, como, infelizmente, existem em todas as partes e não apenas nos estádios.

Aí, é só a polícia, no exercício de suas funções, prender os violentos, o Ministério Público denunciá-los, a Justiça, sendo o caso, condená-los, e a imprensa divulgar as punições com a mesma força e volúpia que comenta as brigas.

Se vierem leis especiais, como prometem, melhor. Mas as que existem servem bem para punir bagunceiros uniformizados, como punem descamisados. Lembra-se daquele coitado acusado – só ele? – de matar a pauladas um torcedor numa decisão da Taça São Paulo, entre Palmeiras e São Paulo, tem coisa de 15 anos? Pois ele foi condenado e cumpre pena.

*Texto publicado em março de 2009 ( http://josemariadeaquino.blog.terra.com.br/)

Compartilhe

3 ideias sobre “Cuidado com gato acuado

  1. jeremias, o bom

    O texto vale para gatos acuados e para gatunos acuados…

    Mas no que se refere às torcidas de futebol, lembro que na década de sessenta os atletibas e coricafs (este o maior clássico da época) eram realizados sem separação de torcidas.

    Você poderia ir ao estádio e sentar ao lado de seu amigo, mesmo que este torcesse pelo clube adversário. Cada um comemorava os gols de seu time e se aquietava quando o time rival marcava. Não havia tantas brigas e não havia esse espírito de gangue que hoje há.

  2. leitor

    No Rio ainda é assim, Jeremias. Sem contar as organizadas, torcedores dos times rivais sentam-se juntos nas arquibancadas para ver os clássicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.