9:50PDT vai ao STF para derrubar decreto que criou o Gaeco

Do site Notícias do STF:

Partido questiona decreto que criou grupo de combate ao crime organizado no PR

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) apresentou ao Supremo Tribunal Federal Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4817) contra o Decreto estadual 3.981/2012, do Paraná, que criou o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). O decreto estabelece diretrizes de cooperação do Poder Executivo estadual com o GAECO que, segundo o partido, contrariam o artigo 144 da Constituição Federal, que trata da estrutura de segurança pública.

O principal argumento da ADI é o fato de o decreto estadual, ao determinar que cabe a um promotor de justiça coordenar o GAECO, permite a usurpação de funções por parte do Ministério Público do Estado do Paraná. “Cabe ao delegado de polícia, segundo o artigo 144 da Constituição, dirigir os órgãos policiais”, afirma o PDT.

O partido ressalta que o delegado, além de bacharel em Direito, tem de se submeter a provas de conhecimento específico e só está apto a assumir o cargo depois de concluir curso de formação técnico-profissional na Escola de Polícia com pelo menos 750 horas/aula, onde aprende técnicas de investigação, interrogatório, direção perigosa, armamento e tiro e outras. O promotor público não recebe a mesma formação e, para a legenda partidária, “não é preparado para a investigação policial”.

O PDT pede, liminarmente, que se suspenda a eficácia do decreto em questão e, no mérito, que seja declarada sua inconstitucionalidade, anulando-se todos os feitos até agora realizados pelo GAECO.

CF/AD

http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=212152

Compartilhe

6 ideias sobre “PDT vai ao STF para derrubar decreto que criou o Gaeco

  1. Valmor Stédile

    Prezado Carlos Rocha, a tua ilação não procede, se fosse por medo certamente não haveria recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF).

    Prezado Zé Beto, a tua notícia omite o essencial: o que se questiona na ação do PDT é a perseguição política implacável que ocorre contra o prefeito Barbosa Neto, em Londrina.

    Afinal, em meio a tantas denúncias por quê o GAECO não atua na capital??? E é bom registrar que nada encontraram contra o prefeito Barbosa Neto, que realiza revolucionária gestão à frente da Prefeitura de Londrina.

  2. zebeto

    prezado valmor stédile, envie seu protesto à assessoria de imprensa do supremo tribunal federal, que divulgou a informação, conforme está bem legível no cabeçalho da nota aqui publicada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.