8:33Alguém consegue explicar a má vontade dos médicos tapuias em relação aos Alcoólicos Anônimos?

por Barbara Gancia*

Um convite a Contardo Calligaris

A COLUNA do Contardo Calligaris de ontem, que menciona seu amigo alcoólatra esti­mulado a voltar a beber pela mulher foi um clássico. Um clássico equívoco a ser evitado.

Costumo ler o Contardo de joe­lhos. Mas não ontem. Ali ele trivia­lizou um assunto que não só conhe­ço bem, como sou testemunha diá­ria dos efeitos devastadores que produz, inclusive pela negligência com que é tratado. Não dá para en­tender a má vontade dos profissio­nais do país com os Alcoólicos Anô­nimos, uma irmandade reconheci­da no mundo todo pelos excelentes serviços que presta.

O texto de Calligaris me remeteu ao hepatologista de Tarso de Cas­tro, que chegou ao cúmulo de libe­rar o jornalista, dependente, para tomar uma taça de vinho ao dia.

Não sou especialista, apenas al­guém que padece de uma doença que a Organização Mundial da Saú­de define como “incurável, pro­gressiva e mortal”. E posso atestar que o texto serviu de luva para rea­firmar o propósito de que proble­mas relativos ao álcool devem ser tratados dentro da sala dos Alcoóli­cos Anônimos, bem longe do divã do psicanalista.

Veja. Quem conhece minima­mente os 12 Passos dos AA sabe que o programa não oferece garantias. Mas, a dada altura, por negligência ou mero infortúnio, Contardo diz o seguinte: “O homem frequentou os AA e deu certo”. Ora, para nós, membros dos AA, ao contrário, o programa funciona, se muito, “só por hoje”, nunca “dá certo”, inexis­te esse conceito. Eu posso voltar à ativa daqui a 20 minutos, corro esse risco, é da natureza da doença.

Um dos maiores predicados dos AA, inclusive, é esse. O de me colo­car o tempo todo no presente para que eu consiga reduzir a angústia que a lembrança do passado me traz e diminuir a ansiedade que o peso do futuro pode vir a me causar.

Mas de que importa a filosofia dos AA? Bom mesmo é teorizar, não é para isso que serve psiquiatra? Cal­ligaris menciona ainda que, acon­selhado pelo seu grupo, o su­jeito passou por uma “internação de um ano”. De onde tirou um ab­surdo desses, só Deus sabe. Inter­nação longa nos AA? Em 20 anos de Alcoólicos Anônimos nunca vi essa picaretagem. Aliás, é cada vez mais comum no país a prática criminosa da internação longa que isola o de­pendente da família e coloca o mé­dico como intermediário todo-po­deroso, sem que ninguém fiscalize.

Adoro ler o Contardo, ele me ex­plica muitas coisas. Mas não me ex­plica tudo. A psicanálise é aleijada da dimensão espiritual, um cami­nho muito indicado, senão impres­cindível, para alguém como eu, que produz pouca endorfina, dopami­na e outros opiatos naturais por conta dos anos que passei maman­do destilados. Jung já advertia so­bre isso a Bill e Bob, os dois sujeitos que fundaram os Alcoólicos Anôni­mos. Está documentado.

Fico me perguntando a quem Cal­ligaris refere os casos mais graves de dependência. Não gosto nem de pensar na resposta. Em todo caso, uma atividade não interfere na outra, não é mesmo? O colunista é um, o médico é outro. Vamos dei­xar assim.

E deixar também um convite para que o amigo Contardo venha assis­tir a qualquer próxima edição que eu for dar da palestra “Do Fundo da Garrafa ao Domínio da Minha Vi­da”, em que conto um pouco sobre meu trágico envolvimento com o álcool e como consegui sair desse inferno. Quem sabe ele não se ani­ma a vir conhecer uma sala dos AA por dentro? Só por hoje. Funciona.

*Publicado na Folha de São Paulo

Compartilhe

5 ideias sobre “Alguém consegue explicar a má vontade dos médicos tapuias em relação aos Alcoólicos Anônimos?

  1. Vinhoski

    Não li o artigo do Calligari. Mas a temática da crítica da Gancia está, também, equivocada.

    Os AA não passam de um grupo de apoio religioso. É só ler os ‘passos’ desta entidade.

    Se procurararmos por índices de sua eficácia perante outros modelos terapêuticos, veremos que ela não vai tão longe, ao contrário, demonstra uma ineficácia.

    De qualquer forma, eles trabalham com o sentimento de culpa (pecado original?), e se alguém abandonar o programa dos dozes passos é só acusá-lo de ser desonesto consigo mesmo.

    Num país onde cerveja e mulheres seminuas são vendidas (literalmente) de forma banal, a Gancia aponta para o lado errado do problema.

    Existe um lobby poderoso que faz com que as restrições que existem para o cigarro não ocorram para o álcool. É para este lado, para a nossa cultura leniente perante drogas, que a discussão deveria começar.

    Como etilista, espero um dia ver num rótulo de garrafa de cachaça a foto de um fígado supurado em cirrose. Espero também que lindas mulheres não apareçam mais em comerciais segurando copos e garrafas fálicas.

    Let’s face it…

  2. Margarida

    Acho que a colunista, de quem gosto muito, se equivocou na leitura do texto do Contardo.

    Li-o e não achei que ele, como escreveu Bárbara, trivializou o assunto. Pelo contrário, exemplificou-o, dando-nos a entender que, com a ajuda de pares, que sentem e vivem as mesmas agruras, facilita.

    O fato de o colunista ter dito “O homem frequentou os AA e deu certo” foi uma lembrança e não escreveu isto com a intenção de dizer que AA dão certo ou não dão certo. A intenção do escritor era focar na questão: por que pessoas que amamos, íntimas, de dentro de casa, não nos ajudam como os de fora, à exemplo dos AA? Ele se perguntou, ao final de sua coluna: “Volto ao que me importa: por que, na hora de tentar mudar um hábito, é aconselhável procurar um grupo de companheiros de infortúnio desconhecidos? Por que os próximos da gente, na hora em que um reforço positivo seria bem-vindo, preferem nos encorajar a trair nossas próprias intenções?”.

    A colunista não “escutou” o que o colega de jornal quis dizer. No afã de falar mal de psiquiatras e da psicanálise, não entendeu.

    Ao contrário do que ela diz a Psicanálise ajuda o doente a se entender, entender a “função” do beber em sua vida. A partir disto, do autoconhecimento, ele pode fazer algo para enfrentar sua questão. E, também, reconhecendo a existência do outro. Quer dimensão mais espiritual e humana do que esta?

  3. carlos rocha

    Os medicos ajudam mas o paciente tem que se convecer que precisam de ajuda, aí dá certo.

  4. Coronel Perseu Jacutingassa

    Engraçado como aparecem defensores do tal psiquiatra. Eu já ouvi esse sujeito dizer que entidades como o AA somente trocam “uma dependência por outra”, mas a ciência que ele diz prezar ainda não oferece uma alternativa consistente de tratamento que não o medicamentoso (ops, uma dependência por outra).
    O “Vinhoski” do primeiro comentário pensa desclassificar o tratamento do AA ao chamá-lo de “religioso” e explorador de culpa… Ora ora, meu caro.. Pergunte a quem saiu da dependência depois de se comprometer consigo mesmo e avalie o preço da “liberdade” que – pelo jeito – o sr. preza tanto…
    O AA presta sim um excelente serviço à sociedade, ao trazer o problema como um desafio pessoal e fazer com que cada dependente entenda que a vida é maior que o vício.
    Perguntem a qualquer familiar de alguém em tratamento nesses AA, NA, e outros “A” da vida.

    Me parece que essa gente sente calafrios quando se envolve espiritualidade… Eles acham isso coisa medieval e não admitem nada de positivo advindo do que eles chamam de “religioso”.
    Abram suas mentes, céticos. Sejam livres-pensadores e não apenas contestadores sem fundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.